/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

GitLab bloqueia repositório Suyu, emulador de Switch baseado no Yuzu

Nintendo força bloqueio de emulador Suyu após queixa DMCA

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Google Imagens/Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A batalha contra emuladores pela Nintendo continua. Após receber uma queixa DMCA do detentor dos direitos autorais, a administração do GitLab bloqueou o acesso ao sucode - um emulador de console Switch - e desativou as contas de seus desenvolvedores.

Foto: Google Imagens/Divulgação

Vale lembrar que Suyu é baseado no código-fonte que foi fechado como resultado de disputas entre os desenvolvedores do emulador Yuzu e a Nintendo. Os autores da ferramenta concordaram em pagar à detentora da plataforma $2.4 milhões em danos.

LEIA TAMBÉM ► CEO da Nvidia prevê games totalmente gerados por IA em menos de 10 anos

A queixa DMCA contra Suyu foi recebida pela administração do GitLab logo após o lançamento da primeira versão funcional do emulador. Em declaração ao The Verge, um porta-voz do GitLab não confirmou se a Nintendo estava por trás da queixa.

O reclamante alega que Suyu é baseado no código do Yuzu, o que viola a Seção 1201 da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) - a contornar as medidas de proteção técnica da Nintendo.

Foto: Google Imagens/Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Como a prática mostra, às vezes solicitações DMCA para "derrubar" um projeto específico são enviadas a detentores de direitos autorais, no entanto, a administração do GitLab provavelmente não quis correr riscos - a alternativa poderia ter sido um processo judicial da Nintendo.

LEIA TAMBÉM ► Grinding Gear Games revela novidades sobre Path of Exile e sua sequência

Suyu está sendo desenvolvido levando em consideração as reclamações da Nintendo sobre o Yuzu e não inclui medidas de desvio de segurança disponíveis na iteração proibida do emulador. A equipe também não aceita doações por uma questão de princípio e proíbe qualquer discussão sobre pirataria.

Excluir o repositório Suyu no GitLab não será o fim do projeto: os desenvolvedores já lançaram uma alternativa na plataforma Forgejo (um ramo do Gitea) e também planejam publicar cópias da ferramenta em outros sites.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.