/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

BS F-Zero Grand Prix 2: confira como fãs conseguiram restaurar o jogo

Descubra como a comunidade de F-Zero reconstruiu um jogo perdido há 25 anos, usando gravações antigas e muita dedicação.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Super Nintendo//GAMES Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Você sabia que o Super Nintendo teve não apenas um, mas três jogos de F-Zero? Enquanto o primeiro foi um título de lançamento, os outros dois só foram lançados através do Satellaview, um acessório exclusivo do Japão que conectava o Super Famicom (o Super Nintendo japonês) a um serviço de rádio via satélite. Entre 1996 e 1997, dois jogos de F-Zero foram transmitidos pelo Satellaview - BS F-Zero Grand Prix 1 e 2 - apresentando novas pistas, novos veículos, comentários ao vivo e música com qualidade de CD.

Infelizmente, enquanto os dados ROM de todas as quatro semanas do Grand Prix 1 foram preservados, o Grand Prix 2 é uma história diferente. Até o momento, as duas principais transmissões do GP2 ainda não foram encontradas, e não há evidências de que qualquer colecionador ou arquivista as possua. No entanto, a comunidade de F-Zero não desistiu e até ofereceu uma recompensa total de US$ 5000 pelas roms das duas transmissões.

Foto: Reprodução/Super Nintendo//GAMES Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Embora as ROMs ainda estejam desaparecidos, gravações em vídeo das transmissões encontraram seu caminho na internet, graças a um YouTuber japonês que as gravou durante suas exibições originais na época. Usando essas imagens em VHS granuladas, membros da comunidade de F-Zero fizeram o impossível: eles restauraram o jogo quadro a quadro, criando um hack de ROM quase 1:1. Com precisão incrível, eles reconstruíram um jogo sem nunca tocá-lo fisicamente.

LEIA TAMBÉM ► Dakar Desert Rally está de graça para PC na Epic Games Store

O processo de preservação do GP2 veio de uma fonte improvável. Em 2021, um engenheiro chamado FlibidyDibidy começou a trabalhar em um "quadro de líderes vivos" para a comunidade de speedrunning de Super Mario Bros., usando uma ferramenta chamada Graphite que permitia aos usuários reproduzir corridas de speedrun quadro a quadro e determinar os exatos inputs de botões. Inspirado por isso, Guy Perfect, um super fã de F-Zero e hacker veterano de ROMs, teve a ideia de aplicar uma abordagem semelhante ao GP2.

Foto: Reprodução/Super Nintendo//GAMES Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Usando uma ferramenta semelhante chamada Wax, Guy conseguiu reproduzir as gravações de VHS do GP2 com precisão de quadros, recriando as psitas e até mesmo os gráficos originais do jogo. O processo foi longo e meticuloso, exigindo muitas horas de trabalho manual para garantir que tudo estivesse perfeito.

LEIA TAMBÉM ► Roblox: como criar uma nova conta no multiverso de jogos

Graças aos esforços de Guy e sua equipe, o jogo F-Zero que desapareceu há 25 anos agora é jogável na forma de um mod utilizando a rom do jogo original. E o melhor de tudo? Você pode jogá-lo agora mesmo. Embora a busca pelas roms reais das transmissões continuem, essa recriação quase perfeita é uma forma de preservar e desfrutar de um pedaço perdido da história de F-Zero.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.