/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

Fortnite é acusado de conter conteúdo racista

Mapas com conteúdo racista são criados e carregados no jogo sem qualquer censura

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Twitter (X)
Mapas com conteúdo racista em Fortnite
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Começar o ano com a revelação de conteúdo racista no Fortnite certamente não estava nos planos dos fãs do popular Battle Royale. Apesar do criador de Family Guy (uma Família da Pesada) não estar ciente do jogo, sua crescente popularidade é inegável, refletida nas horas jogadas em dezembro de 2023 e no sucesso da colaboração com a LEGO.

No entanto, a imensa popularidade do jogo também significa a presença de membros na comunidade que adotam comportamentos ofensivos. 

Fãs Apontam Conteúdo Racista em Fortnite Battle Royale

Fortnite, um dos maiores Battle Royales multiplayer, possui também um modo criativo que permite aos jogadores criar seus próprios mapas, abrindo espaço para a criação de conteúdo racista.

Mapas conhecidos, como "Zone Wars", simulam o final de uma partida do Battle Royale, intensificando a luta para ser o último em pé. Porém isto abre espaço para conteúdos personalizados e um jogador recentemente gerou controvérsias com seus mapas, destacados por HYPEX, um conhecido leaker do jogo.

LEIA TAMBÉM ► Overwatch 2 terá mudança radical com todos os heróis podendo se curar

No tweet, HYPEX expressou sua preocupação: "Este capítulo foi bom, e sei que acabaram de voltar de férias, mas por favor, proíbam mapas como este o mais rápido possível. Será decepcionante se permitirem que fiquem ativos por mais tempo. E não há desculpa para o primeiro mapa continuar ativo, não venham dizer que 'foram pagos', porque uma pessoa comum e com cérebro adequado entende a intenção que tinha [com a foto]... além disso, o sujeito literalmente tem muitos tweets racistas."
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na imagem compartilhada, um grupo de pessoas de pele negra é promovido em "MonkeyBoxPvP". Presume-se que o criador do mapa, jaahrs, teria pago pela foto para fazer piadas racistas, utilizando o termo "Monkey" (macaco, em português). Outros mapas do mesmo criador também incorporam imagens feitas com IA, retratando personagens pretos, macacos e fazendo uso constante da palavra "Nigger" (um termo altamente ofensivo utilizado nos Estados Unidos e países de língua inglesa).

LEIA TAMBÉM ► Final Fantasy 7 Rebirth surpreende com sistema de viagem rápida

Os fãs reagiram no tweet, não apenas pedindo que a Fortnite tome medidas contra o conteúdo racista, mas também agradecendo a HYPEX por destacar a situação. Alguns dos mapas parecem ter sido removidos, sem confirmação se pela Epic Games ou pelo próprio criador.

LEIA TAMBÉM ► Confira as notícias mais atualizadas do universo gamer no GAMES FOLHA VITÓRIA

►►► Hello, stay a while and listen! Quer receber notícias sobre o UNIVERSO GAMER diretamente no seu WHATSAPP gratuitamente? Clique AQUI e participe de nosso canal exclusivo de notícias do GAMES FOLHA VITÓRIA!

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.