/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Games

Comunidade de eSport fica contrariada com fala da Ministra Ana Moser

Susy Egert, CEO da iNCO e mãe de jogador mobile, comentou a fala da ministra

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / UOL
Ana Moser declarou que esports são “entretenimento”
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Nesta terça-feira (10) a nova Ministra dos Esportes e campeã de vôlei, Ana Moser, revelou em um programa do UOL que o ministério do esportes não considerava os jogos eletrônicos como esportes verdadeiros e que são, na verdade, Indústria de Entretenimento.

“O atleta de eSports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento”. — disse a ministra.

A fala gerou indignação em jogadores, personalidades e figuras do mundo do esport, em geral. Uma das vozes contra a fala da ministra foi a de Susy Egert, CEO da iNCO Games, a maior organização de atletas mobile do Brasil:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
“Escutar da nossa atual ministra de esportes que o eSport não faz parte é desafiador, uma vez que com recursos próprios sustentei os jogadores, sustentei a organização, nunca contamos com dinheiro (público) nenhum, totalmente privado. Salvamos vidas, tirando meninos do caminho errado, ajudamos famílias.” -
diz Susy Eggert. “Não lidamos apenas com sonhos, estamos falando de um nicho que hoje gira muito dinheiro no país, então essa declaração dela (da ministra) vem para trazer um retrocesso na discussão de profissionalizar, tentando fazer os esportes eletrônicos entrarem com os esportes tradicionais.”

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

A iNCO Gaming, organização de e-sports, foi criada a partir de uma mãe empreendedora - Susy Egert, de 33 anos — com um filho de 11 anos apaixonado por games.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
"Os filhos antigamente sonhavam em serem jogadores de futebol, meu filho hoje sonha em ser um atleta (de esport) profissional. (…) Tem muitas vertentes que não condizem com a declaração dela, quero acreditar que foi uma falta de conhecimento, acho que ela pode se aprofundar, que ela pode ser convidada a conhecer mais do cenário de esport no Brasil (…) pois ela está de longe bem equivocada" — completa Susy.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.