Copa Verde terá clássico Vi-Rio na primeira fase
Pelo segundo ano consecutivo, a Copa Verde, competição regional organizada pela CBF, terá um clássico capixaba na primeira fase
Pelo segundo ano consecutivo, um clássico capixaba será um dos destaques da primeira fase da Copa Verde. Em 2025, a competição regional terá um Vi-Rio já na primeira rodada eliminatória, disputada em jogo único.
Ainda não há data para a realização da partida, mas já se sabe que o mando de campo será do Vitória, time melhor colocado no ranking de clubes da CBF.
VEJA TAMBÉM:
> Qual é o melhor time capixaba no ranking nacional de clubes; veja a lista
> Conheça Lorena, a mulher que é presidente de clube de futebol no ES
> Ronaldinho Gaúcho lança curso de futebol com aulas gravadas no ES
CLÁSSICO CAPIXABA PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO
A Copa Verde de 2024 foi histórica para o futebol do Espírito Santo, com a realização do primeiro clássico capixaba da competição.
Em fevereiro deste ano, o Rio Branco venceu o Real Noroeste por 2 a 1, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, e avançou de fase. Nas oitavas de final, porém, o Capa-Preta foi eliminado pelo Vila Nova-GO com derrota por 1 a 0 fora de casa.
VITÓRIA É O MANDANTE DO CLÁSSICO
Vitória e Rio Branco enfrentariam União Rondonópolis-MT e Aparecidense-GO, respectivamente, na primeira fase da Copa Verde de 2025.
No entanto, após as desistências de Cuiabá e Atlético-GO, que já estavam classificados para a segunda fase, a CBF precisou fazer ajustes na tabela final e uma das mudanças foi colocar Vitória e Rio Branco frente a frente lá na primeira fase. Quem passar pega o Goiás na segunda fase.
O Vi-Rio terá mando de campo do Vitória, que tem melhor colocação no ranking nacional de clubes da CBF. O time alvianil é o 136º colocado, enquanto o Capa-Preta é o 186º na lista.
O QUE É A COPA VERDE
A Copa Verde é disputada desde 2014. A competição reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além de equipes capixabas.
A melhor campanha de uma equipe capixaba foi a do Atlético Itapemirim, vice-campeão em 2018, perdendo a final para o Paysandu. Foi o primeiro clube capixaba a disputar uma final de um campeonato a nível nacional.
Até 2024, o campeão da Copa Verde tinha vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. Para 2025, a CBF acabou com esta orientação.