/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Capixabas são campeãs sul-americanas pela seleção brasileira de basquete

Maria Clara Soares e Sofia Moschen conquistaram título pelo Brasil no Sul-Americano Sub-17 em Bucaramanga, na Colômbia

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Fiba
Seleção brasileira sub-17 de basquete foi campeã do Sul-Americano disputado na Colômbia
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Deu ouro! A seleção brasileira feminina de basquete derrotou a Colômbia por 65 a 55, em Bucaramanga, na casa da rival, e conquistou o título invicto do Sul-Americano Sub-17, encerrado na noite de sábado (2), na Colômbia. O título teve participação de duas jogadoras capixabas: a ala-armadora Maria Clara Soares e a ala-pivô Sofia Moschen.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Divulgação
Maria Clara e Sofia com o troféu do torneio

A campanha invicta também valeu a classificação para a Copa América Sub-18 em 2024. Na decisão, muito equilibrada, o Brasil manteve-se sempre na dianteira, e quando a Colômbia conseguia ultrapassar, logo o Brasil buscava. Alexia, com 19 pontos, foi a cestinha do jogo. Micaela Cavalcanti, Manu Alves, e Sther Ubaka foram os outros destaques da final.

Alexia Dagba foi eleita a MVP do campeonato e também teve um lugar no quinteto ideal. A pivô Manu Alves também integrou o quinteto ideal.

Maria Clara, 17 anos e 1,82m de altura. No Sul-Americano, ele teve médias de 3,6 pontos e 3 rebotes por jogo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A ala-armadora começou a jogar basquete na Escola Nice de Paula, em Vila Velha, e hoje defende o Mampituba/SC. Vestir a camiseta da seleção brasileira não é novidade para ela, que foi convocada pela primeira vez em 2021. Ela também é presença constante nas convocações para a modalidade 3x3 e defendeu o Brasil no Mundial Sub-18 deste ano em Debrecen, na Hungria.

Já Sofia, 16 anos e 1,81m de altura, defende o Bradesco/SP e terminou a competição na Colômbia com médias de 3,6 rebotes e 3,2 pontos por partida. Antes de deixar o Estado em busca da carreira, ela jogou pelo Cetaf, de Vila Velha, e treinou com meninos até despontar e despertar interesse de clubes de fora do Estado.

CAMPANHA

FASE DE CLASSIFICAÇÃO

Brasil 73 x 51 Uruguai

Brasil 76 x 55 Paraguai

Brasil 75 x 67 Argentina

SEMIFINAL

Brasil 71 x 61 Venezuela

FINAL

Brasil 65 x 55 Colômbia

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.