Retrospectiva FV 2018: o ano da Copa e dos escândalos no Esporte
E a França ergueu a taça... Para os capixabas, a promessa está na ginástica olímpica. Saiba os principais acontecimentos do Esporte ao longo de 2018
Um ano de fortes emoções no esporte. Quem não curte a Copa do Mundo, não é? Com lesões de jogadores importantes e queda de rendimento do craque Neymar, o Brasil não foi para frente, mas o ano terminou com boas notícias para o torcedor capixaba.
Confira na Retrospectiva 2018 do jornal online Folha Vitória com tudo que aconteceu de mais importante no esporte no Espírito Santo e no mundo.
JANEIRO
O ano começou com uma notícia lamentável para o esporte capixaba.
FEVEREIRO
Em fevereiro, o estádio Kleber Andrade, em Cariacica, foi palco da grande final da Taça Guanabara, pelo Campeonato Carioca. Em campo, Flamengo e Boavista duelaram, e o Rubro-Negro ergueu o troféu ao vencer por 2 a 0. Com a arquibancada lotada, torcedores fizeram a festa no Klebão.
No mesmo mês, a preocupação se voltou ao craque da seleção brasileira. Neymar sofreu uma lesão no pé e precisou fazer uma cirurgia, o que fez com o atacante virasse dúvida para o Brasil na Copa do Mundo da Rússia. Mas o "menino Ney" fez o procedimento cirúrgico e conseguiu se recuperar a tempo de disputar a Copa.
MARÇO
Em março, o que deu o que falar foi o álbum da Copa do Mundo da Rússia. Completar o álbum é o sonho de crianças e adultos. No entanto, um fato que chamou a atenção foi o
ABRIL
Em abril, mais uma vez o noticiário de esportes confundiu-se com o de polícia. O ex-técnico da seleção de ginástica artística masculina foi acusado de cometer abusos sexuais em atletas na época em que atuava como treinador. Fernando de Carvalho Lopes foi alvo do Ministério Público Estadual de São Paulo.
O ex-técnico teria praticado os abusos por vários anos em treinos, testes físicos e, ainda, em viagens com vários atletas. A polícia passou a investigar o caso a partir da denúncia de um garoto de 13 anos, identificado como a primeira vítima a relatar o fato.
Também em abril o Clube Atlético Itapemirim, popular galo da vila, fez a primeira partida da final da Copa Verde contra o Paysandu. O jogo terminou em 2x0 para o clube paraense.
MAIO
Após o susto com Neymar, foi a vez do lateral direito Daniel Alves se lesionar, mas dessa vez a situação do jogador foi mais grave e custou uma baixa na seleção que iria para a Copa na Rússia, já que Dani Alves era dado como certo entre os 23 jogadores que seriam convocados pelo técnico Tite. Daniel Alves machucou o joelho na final da Copa da França, no jogo entre PSG e Les Herbier.
Foi em maio, também, que o Atlético Itapemirim-ES quase conquistou um título de nível nacional. Pela Copa Verde, o time capixaba disputou a final contra o Paysandu, de Belém, no Pará. A decisão foi feita em dois jogos. O primeiro foi em solo capixaba, e o placar foi 2 a 0 para a equipe paraense. No jogo de volta, 1 a 1, e Paysandu campeão. Com o título, o Papão garantiu acesso direto nas oitavas de final de Copa do Brasil do ano que vem.
JUNHO
Começa a Copa do Mundo da Rússia. A expectativa do hexa tomou conta dos brasileiros, que apoiaram a seleção brasileira. No fase de grupos, o Brasil encarou as seleções da Sérvia, Suíça e Costa Rica. A seleção canarinho empatou por 1 a 1 na estreia, mas se classificou em 1º lugar ao vencer as outras partidas.
JULHO
Em julho, começou a fase conhecida como mata-mata na Copa do Mundo. Quem perdia, fazia as malas e dava adeus à Rússia. E foi assim com seleções consideradas fortes candidatas ao título, como a até então atual campeã Alemanha, que se despediu da competição ainda na fase de grupos, quando enfrentou Suécia, México e Coréia do Sul.
Foi em julho que o sonho do hexa foi adiado mais uma vez. O Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final. A seleção europeia abriu 2 a 0 no marcador ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Renato Augusto descontou para o Brasil, mas a seleção não conseguiu buscar a virada e foi eliminada.
E a grande campeã da Copa da Rússia foi a França! Em jogo contra a seleção da Croácia, considerada a surpresa por chegar até a final, a seleção francesa fez 4 a 2 e levantou a taça mais cobiçada no mundo do futebol.
Além de todas as emoções da Copa do Mundo, uma mega transferência entre Real Madrid e Juventus marcou a ida do português Cristiano Ronaldo para a Velha Senhora. Logo após a Copa, o craque ficou apalavrado com a equipe italiana e assinou o contrato ainda em julho, por R$ 450 milhões.
AGOSTO
As estrelas capixabas que são promessas para o futuro da ginástica olímpica foram destaque no mês de agosto. Em 2016, nas Olimpíadas do Rio, as meninas da ginástica mostraram que têm muito a contribuir para o Brasil nas próximas edições dos jogos. Na modalidade da ginástica, em 2016, o Espírito Santo ficou muito bem representado por Natália Gaudio que, junto com a equipe, conquistou a nona posição no ranking da modalidade.
Outro exemplo é a ginasta Giovana Santos, natural de Pinheiros, ela e a família se mudaram para a Grande Vitória em busca de melhores condições para treinamento. E a mudança valeu à pena. Com apenas 16 anos, Giovana já carrega uma vasta bagagem de experiências e coleciona diversas conquistas no esporte. Ela já participou, inclusive, da Copa Panamericana de Clubes, na Argentina, e do Mundial Escolar Gymnasiade, no Marrocos. Isso sem falar nas conquistas nacionais e estaduais.
SETEMBRO
Em setembro, ficou marcado o início das inscrições para o Circuito Rede Vitória Open de Tênis. O torneio, que teve sua primeira etapa em outubro, foi um sucesso, com 120 atletas inscritos.
OUTUBRO
Em outubro, mais uma competição esportiva marcou o mês. Os jogos estudantis reuniram as escolas da Grande Vitória e a emoção tomou conta dos estudantes!
Confira tudo o que rolou durante os jogos!
Em novembro, com uma rodada de antecedência, o Palmeiras conquistou o título do Campeonato Brasileiro. Dependendo apenas de si mesmo, o Verdão foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, que corria o risco de ser rebaixado mais uma vez. No placar, 1 a 0 Palmeiras, com gol do centroavante Deyverson. Com o título de 2018, o time paulista soma 10 títulos brasileiros.
DEZEMBRO
No mês de dezembro os torcedores capixabas tiveram muito o que comemorar. O Rio Branco Atlético Clube, um dos times mais tradicionais do estado, apresentou um grande reforço para o Capixabão do próximo ano. O craque que vai reforçar o Brancão é ninguém mais, ninguém menos do que o uruguaio Loco Abreu.
El Loco ficou mundialmente conhecido pelas cobranças de pênaltis com cavadinha. Além disso, é um dos maiores jogadores da história da seleção do Uruguai. Loco Abreu participou da Copa do Mundo de 2010, na África, quando levou a equipe uruguaia à semifinal ao vencer Gana. O gol da classificação, inclusive, foi de pênalti... de cavadinha.
* Colaboração: Vinícius Prúcoli Guidoni