/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Lais volta ao Brasil este mês e irá à premiação do COB

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Quase um ano depois do acidente que a deixou tetraplégica, a ex-ginasta Laís Souza vai pisar em terras brasileiras novamente nos próximos dias. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) revelou nesta terça-feira que Lais, que atualmente mora em Miami, nos Estados Unidos, será homenageada no Prêmio Brasil Olímpico, dia 16 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio.

No mês passado, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou um projeto de lei que concede pensão especial vitalícia de atuais R$ 4.390,24 para Lais, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e que iria disputar os Jogos de Inverno neste ano, tendo se acidentado em Salt Lake City (EUA) enquanto treinava antes de viajar a Sochi (Rússia).

Ela chegou a correr risco de morte depois do acidente enquanto esquiava, dia 27 de janeiro. Inicialmente socorrida em Salt Lake, Lais logo foi transferida para a Universidade de Miami, seguindo perto de Antônio Marttos Júnior, médico do COB que trabalha lá. Desde junho, quando recebeu alta, vive em um apartamento custeado pelo COB.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com uma recuperação surpreendente, voltou a respirar, comer e falar normalmente. Ela atualmente passa por tratamento com células tronco em Miami e vive uma intensa rotina de treinamento. Em uma forma de ajudar a ex-atleta, o COB contratou a fisioterapeuta dela para trabalhar com a equipe de revezamento 4x100m feminino do Brasil, que treina em Miami.

A mãe de Lais chegou aos Estados Unidos poucos dias depois do acidente, chegou a voltar para o Brasil em setembro, mas segue cuidando da filha em Miami. Elas passarão as festas de fim de ano no País - Lais é de Ribeirão Preto (SP) - e a ex-ginasta vai aproveitar para revalidar o visto norte-americano.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.