/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Após atrito com CBAt, Vanda Gomes é pega no doping

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Quarta colocada do ranking brasileiro dos 200 metros e peça importante no revezamento 4x100 metros do Brasil no atletismo, Vanda Gomes está suspensa por doping. De acordo com comunicado emitido nesta segunda-feira pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), a atleta testou positivo para anastrozol em um exame surpresa realizado no dia 25 de setembro, fora do período de competição.

O anastrozol é um inibidor de aromatase, medicamento criado para o tratamento do câncer de mama, e utilizado, por atletas, para inibir a transformação do hormônio sexual masculino, a testosterona, na hormônio feminino, o estrogênio. Vanda foi comunicada do resultado analítico adverso e apresentou suas justificativas, rejeitadas pela CBAt. Depois, não solicitou o exame da amostra 'B'.

Como o prazo venceu na sexta-feira passada, Vanda foi suspensa provisoriamente pela CBAt e aguarda julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt, podendo ser suspensa por até dois anos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Vanda criou polêmica ao disparar críticas após a eliminação do Brasil no revezamento 4x100m no Mundial de Moscou, ano passado. Falando ao vivo para a TV, reclamou que a equipe treinou pouco e que, por 40 dias, alimentou-se e dormiu mal. As declarações deflagram uma crise, a ponto de a CBAt decidir denunciá-la ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), pedindo que fosse suspensa. Suas companheiras em nenhum momento saíram em defesa de Vanda.

A CBAt respondeu não colocando Vanda na lista enviada ao ministério do Esporte pedindo a Bolsa Pódio pelo resultado do revezamento no Mundial. Para tanto, a entidade alegou que ela não correu a semifinal, que acabou servindo como critério para conceder a bolsa, uma vez que o Brasil não completou a final. Titular da equipe, Rosângela Santos correu a prova que colocou o Brasil na final, já sabendo que não teria condições físicas de participar de mais uma prova.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Caso seja punida pelo doping, Vanda vai perder os resultados do Troféu Brasil de Atletismo, em outubro. Na ocasião, fez o quarto melhor tempo do País na temporada nos 200m, o que a credenciaria para estar no revezamento 4x100m. Nos 100m, ela é oitava colocada. No ano passado, foi quinta no ranking em ambas as provas, ficando atrás de Ana Cláudia Lemos, Franciela Krasucki, Rosângela Santos e Evelyn dos Santos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.