/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Verstappen reclama de asfalto e diz que viveu 'montanha-russa' neste domingo em SP

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Max Verstappen viveu fortes emoções neste domingo no GP de São Paulo de Fórmula 1. Após um treino classificatório desastroso, no início do dia, o piloto da Red Bull esbanjou talento para se recuperar e vencer a corrida no Autódromo de Interlagos. Ao fim da disputa, o holandês classificou seu dia de "montanha-russa" e reclamou do novo asfalto do traçado paulistano.

"Minhas emoções hoje foram uma montanha-russa. No treino, eu fui muito azarado com aquela bandeira vermelha e começando do 17º lugar no grid. Sabia que seria uma corrida muito difícil", comentou Verstappen, que começara o fim de semana sofrendo uma punição da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A Red Bull do tricampeão mundial contou com um motor novo neste fim de semana, fazendo o piloto superar o número de unidades de potência permitidos pelo regulamento. Assim, ele perdeu cinco posições no grid de largada.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Sua situação ficou mais complicada no início deste domingo ao demorar para engrenar no treino classificatório. Longe de empolgar, ele foi eliminado no Q2, a segunda sessão, sem entrar na briga pela pole position. Justamente quando ele pretendia tentar uma volta mais rápida uma bandeira vermelha antecipou o fim do Q2, sacramentando a 12ª posição no grid. Com a punição, partiu em 17º.

Verstappen, contudo, compensou o "azar" com uma performance incrível na corrida. Empilhando diversas ultrapassagens, já era o segundo colocado na tumultuada prova, marcada por chuva forte, interrupções e derrapagens.

O piloto holandês atribuiu os deslizes dos pilotos ao asfalto novo de Interlagos. "Foi muito difícil fazer ultrapassagens com o novo asfalto. É apenas uma linha que você pode pegar (trilho), mas eu sabia que tinha que ir em frente. Apenas tentei equilibrar tudo e eu tinha confiança nos freios também - isso ajuda. A primeira curva (S do Senna) é sempre uma ótima curva para ultrapassar. Espero que a torcida tenha gostado!".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O holandês não escondeu a alegria durante as entrevistas pós-corrida. Não por acaso. Ele encerrou um jejum de 10 etapas sem vitória na temporada. Bem-humorado, Verstappen disse estar feliz por ter conquistado o triunfo numa grande corrida de recuperação diante da família da namorada, a brasileira Kelly Piquet, filha do tricampeão mundial Nelson Piquet. "É uma motivação a mais."

O holandês também afirmou que o seu português "ainda é muito ruim". "Pretendo fazer umas lições quando eu parar de correr", afirmou, entre risos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.