/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

OPINIÃO | A falta que Neymar faz para a Seleção Brasileira

Sem um novo líder em campo, mesmo com Neymar há mais de um ano sem jogar, Seleção Brasileira acumula desempenhos e resultados decepcionantes

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Não é piada. Neymar faz muita falta à Seleção Brasileira. O Neymar saudável, aquele que joga bola, e não o Neymar que só é visto em sites de entretenimento e fofoca por conta das festas e compras exóticas.

O que também não é piada é que o técnico Dorival Júnior realmente disse que viu "muitos pontos positivos" e o atacante Raphinha afirmou que a Seleção Brasileira "jogou pra caral..." no empate em 1 a 1 com o Uruguai, na noite de terça-feira (19), pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Que fase!

VEJA TAMBÉM

Imprensa internacional critica atuação do Brasil contra o Uruguai

Corinthians vence o Cruzeiro e já sonha com a Libertadores

Atlético-MG x Botafogo pelo Brasileirão; escalações e onde assistir

O Brasil vai à Copa não tenho dúvidas. Mas vai porque são muitas vagas. Das 10 seleções que disputam as Eliminatórias Sul-Americanas, seis avançam diretamente e a sétima melhor colocada disputa da repescagem mundial.

A Seleção Brasileira é, após 12 rodadas, a quinta colocada, com 18 pontos, um ponto à frente do Paraguai, e com cinco pontos de vantagem para a Bolívia, a sétima colocada. Faltam apenas seis rodadas para o fim das Eliminatórias. Ufa!

CADÊ A EVOLUÇÃO?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O técnico Dorival Júnior que abra o olho. Primeiro, para enxergar melhor o desempenho da Seleção Brasileira que, na visão dele, tem muitos pontos positivos e está em franca evolução.

Depois de uma Copa América pífia, o Brasil venceu o Equador (1 a 0), jogando mal, e perdeu para o Paraguai (1 a 0). A sensação de melhora veio com as vitórias seguidas sobre Peru (4 a 0) e Chile (2 a 1). Depois, no entanto, o time voltou a não jogar nada nos empates com Venezuela (1 a 1) e Uruguai (1 a 1).

O que aconteceu de diferente neste período? As vitórias saíram somente em cima das duas piores seleções das atuais Eliminatórias. Resultados que mascararam o momento triste da Seleção Brasileira.

Carregando...

O QUE FAZER COM A SELEÇÃO BRASILEIRA?

Tá na hora de trocar o técnico da Seleção Brasileira? Tirar Dorival Júnior para botar quem no lugar? O que você faria?

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Dorival nunca foi a primeira opção. A CBF sondou Guardiola, negociou com Carlo Ancelotti, apostou em Fernando Diniz e, quando nada disso funcionou, escolheu Dorival. Bom técnico, com conquistas importantes, mas só isso. É suficiente para a Seleção Brasileira?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Há algumas décadas, quando nada funcionava, eram convocados "bombeiros" como Parreira e Zagallo. Felipão também assumiu essa função, classificando a Seleção para a Copa de 2002 e ganhando o título mundial. Quem será o "bombeiro" da vez?

E OS JOGADORES?

Dorival e a CBF têm culpa no desempenho fraco da Seleção Brasileira. Mas os jogadores também. Passou da hora de os jogadores assumirem suas responsabilidades.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Raphinha falar que a Seleção "jogou pra caral..." é brincadeira de mau gosto. É enganar o torcedor que já não está nem aí pra Seleção Brasileira faz algum tempo. Nem a tática de levar os jogos para Nordeste tem funcionado como antes e a Fonte Nova, por exemplo, não encheu desta vez para Brasil 1 x 1 Uruguai.

A crise é grande! Fora e dentro das quatro linhas. Vini Júnior continua desaparecido na Seleção Brasileira.

O time depende de lampejos individuais de quem estiver bem naquele dia para vencer. Já aconteceu com Savinho, com Raphinha, com Luiz Henrique, com Rodrygo, com Igor Jesus. Mas é raro repetir uma boa atuação.

NEYMAR VAI RESOLVER?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Neymar ficou mais de um ano fora da Seleção Brasileira. E ninguém aproveitou para ser o novo "dono" da equipe, aquele jogador que chama a responsabilidade, tecnicamente e também na liderança emocional do time.

Esperava-se isso de Vinicius Júnior. Também de Rodrygo. Quem mais se aproximou disso foi Raphinha, agora nos últimos jogos, aproveitando a grande fase pela qual ele passa no Barcelona.

Mas o fato é que não existe líder na Seleção. E todos esperam por Neymar. Mas ele vai resolver? Se voltar a ficar em boas condições físicas, Neymar resolve. Pelo menos pra garantir a vaga na Copa. Depois, ninguém sabe.

VOCÊ ESCALA

Com tantas atuações ruins, me conta aqui: qual é a Seleção Brasileira que você escalaria?

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.