/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

CBF adota gesto para denunciar ato de racismo em jogos no Brasil

CBF implementa o Gesto Antirracismo para jogos no Brasil e, com ele, jogador vai cruzar os braços na frente do peito para anunciar um ato discriminatório

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A partida da Seleção Brasileira contra o Uruguai nesta terça-feira (19), em Salvador, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, será um marco importante para o combate ao racismo nos campos nacionais.

A CBF implantará o Gesto Antirracismo da Fifa neste duelo e que será utilizado em todas as partidas no País.

VEJA TAMBÉM:

Dorival Júnior reclama de exagero nas críticas à Seleção Brasileira

Pior seleção do mundo pode disputar a Copa do Mundo de 2026

Titular da Seleção, Raphinha recebe elogios de Romário

COMO FUNCIONA O ATO

A decisão foi motivo de comemoração de Vini Jr., que trava luta incansável na Espanha para combater a discriminação racial.

A medida é uma maneira de informar o árbitro que algum jogador está sendo alvo de abuso racista. O jogador vai cruzar os braços na frente do peito para anunciar um ato discriminatório, o que obrigará na paralisação da partida. Caso o ato não cesse, o jogo pode ser suspenso e até abandonado.

"A partida da seleção na Bahia, a cidade mais negra fora da África, marcará o lançamento oficial do protocolo contra atos racistas no futebol brasileiro. Quando entrei para o Conselho da Fifa em março do ano passado, anunciei que a luta contra racistas seria uma das minhas prioridades na organização. De agora em diante, o gesto será adotado em todas as partidas em nosso país. O racismo é um crime que afeta a alma", revelou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Carregando...

O Gesto Antirracismo deve estar presente em todos os campos do planeta em breve, para alívio de Vini Jr.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
"Eu sempre acho que qualquer ajuda é muito bem-vinda. As pessoas pretas sofrem há muito tempo, e tem que chegar o momento em que tudo isso tem que acabar. Então, a Fifa, que é um nome muito forte junto com a CBF, junto com todos os jogadores, temos essa força para combater. Então, vamos seguir juntos e firmes e fortes para aqui e no futuro bem próximo, as crianças que estão vindo para o nosso futuro tenham uma vida melhor",
frisou Vini Jr.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nesta quarta-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra e Vini Jr. Espera que a data possa modificar a maneira de algumas pessoas agir e se comportar perante os demais. Sobretudo, nos casos de discriminação.

Na Espanha, as queixas de Vini começaram a surtir efeito, com prisões e banimento de racistas dos estádios.

"Nos últimos três meses, nós conseguimos colocar três ou quatro pessoas na cadeia já e fazer elas pagarem pelo crime que cometeram. Eu sei da minha importância, mas eu sempre falo que é uma luta de todos, porque eu, sozinho, não tenho como combater tudo isso que todos os negros vêm sofrendo", destacou o craque.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.