Brasil x Uruguai pelas Eliminatórias; escalações e onde assistir
Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai nesta terça-feira, na Fonte Nova, e pode assumir a vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
A Seleção Brasileira vai a campo nesta terça-feira (19), contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2026, mais uma vez sob olhares de desconfiança. Isso porque depois de duas vitórias seguidas — 2 a 1 n Chile e 4 a 0 no Peru —, a equipe voltou a desafinar no empate em 1 a 1 com a Venezuela, na semana passada.
O jogo desta terça-feira, às 21h45, na Fonte Nova, é um teste e tanto para o Brasil, já que o Uruguai é o vice-líder na tabela.
VEJA TAMBÉM:
Dorival Júnior reclama de exagero nas críticas à Seleção Brasileira
Pior seleção do mundo pode disputar a Copa do Mundo de 2026
Santos cede à pressão da torcida e demite Carille após título da Série B
COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO
Após 11 rodadas, o Brasil é o quarto colocado na tabela das Eliminatórias, com 17 pontos, dentro da zona de classificação direta para a Copa do Mundo de 2026.
Os seis primeiros se classificam, sendo que o sétimo colocado vai jogar a repescagem mundial.
VEJA A TABELA DAS ELIMINA´TÓRIAS
1º Argentina - 22 pontos
2º Uruguai- 19 pontos
3º Colômbia - 19 pontos
4º BRASIL - 17 pontos
5º Equador - 16 pontos
6º Paraguai - 16 pontos
7º Venezuela - 12 pontos
8º Bolívia - 12 pontos
9º Peru - 7 pontos
10º Chile - 6 pontos
12ª RODADA
Terça-feira (19)
Bolívia x Paraguai
17h00 — Municipal de El Alto
Colômbia x Equador
20h00 — Metropolitano Barranquilla
Argentina x Peru
21h00 — La Bombonera
Chile x Venezuela
21h00 — Nacional de Santiago
Brasil x Uruguai
21h45 — Fonte Nova
OTIMISMO COM RETROSPECTO EM SALVADOR
Jogar em Salvador (BA) é motivo de otimismo, já que a Seleção Brasileira nunca perdeu na cidade. Em 21 partidas, foram 15 vitórias e seis empates. O último jogo foi um empate em 0 a 0 com a Venezuela, pela Copa América de 2019.
O jogo desta terça pode colocar o Brasil na vice-liderança. Para isso, o time precisa vencer o Uruguai e torcer para a Colômbia não derrotar o Equador.
Por outro lado, caso não vença, a Seleção pode encerrar 2024 na sexta colocação das Eliminatórias, uma vez que pode ser superada pelos equatorianos e pelo Paraguai, atual dono da sexta posição, com 16 pontos.
"O pedido é que não abandonem a Seleção, não deixem de lado. Às vezes, o resultado não vem, é difícil, são momentos de oscilação, mas vestimos essa camisa com muita dignidade. Por mais que muitas coisas influenciam para que percam a esperança na Seleção, a gente pede que não perca nunca a paixão pela Seleção", pediu o zagueiro e capitão Marquinhos.
MUDANÇA NA ESCALAÇÃO
Contra o Uruguai, Marquinhos terá a companhia de outro líder do grupo na defesa brasileira. Depois de perder a posição, o lateral-direito Danilo volta a ser titular porque Vanderson foi suspenso na partida contra a Venezuela. Essa deve ser a única mudança efetuada por Dorival Júnior na escalação.
Vini Júnior, mais uma vez, foi bastante procurado pelos torcedores antes e depois dos treinos no Barradão, em Salvador. Em campo, a expectativa é de que o atacante do Real Madrid, enfim, possa desencantar pela Seleção Brasileira.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X URUGUAI
BRASIL - Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho. Técnico: Dorival Júnior
URUGUAI - Sérgio Rochet; Guillermo Varela, José María Giménez, Mathías Olivera e Marcelo Saracchi; Rodrigo Bentancur, Federico Valverde, Facundo Pellistri, Rodrigo Aguirre e Maximiliano Araújo; Darwin Nuñez. Técnico: Marcelo Bielsa.
ÁRBITRO - Piero Maza (CHI).
HORÁRIO - 21h45.
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
ONDE ASSISTIR - TV Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada)