/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Copa Vitória das Comunidades

Tradição e força dos "crias" fazem o Grêmio do Forte vencer desafios

Fundado há 33 anos, Grêmio do Forte São João tem três títulos da Copa Vitória das Comunidades e esbanja tradição ao apostar na força dos jogadores da própria comunidade

Lucas Melo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Gabriel Cavalini
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um bairro que vivencia o verdadeiro futebol de comunidade. No Forte São João, muitas crianças crescem sonhando em desfilar o talento pelo Grêmio do Forte. O time que representa a região tem como principal característica a conexão com a comunidade, desde a fundação do clube, há 33 anos. Walter foi um dos fundadores e se lembra bem.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Na época, todos os dias 7 e 8 de setembro tinha um torneio de futsal da criançada de 13, 14 e 15 anos. E a comunidade lotava, todo mundo parava para assistir. Foi a partir daí que a gente decidiu aproveitar o embalo e criar um time de titulares e aspirantes", conta.

Foto: Gabriel Cavalini
Neguinho é personagem certo nas conquistas do Grêmio do Forte São João

Da fundação para cá, o time nunca parou. Quase sempre contando com os próprios "crias" da comunidade, o time conquistou a taça da Copa Vitória das Comunidades por três vezes. Carlindo, que na comunidade é conhecido como "Neguinho", esteve presente nas três conquistas.

"Eu comecei no futsal, aqui mesmo no Forte São João, quando eu tinha sete anos e sempre tive o sonho de jogar no time do Grêmio, fazer igual os caras que eu via jogando. Até que consegui a oportunidade e, logo no meu primeiro campeonato, em 2011, fomos campeões", lembra Neguinho.
Foto: Gabriel Cavalini
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Uma das inspirações do jogador está justamente na própria comunidade. O Marcelo Cabral jogou profissionalmente por vários times do Espírito Santo e do Brasil e sempre foi uma inspiração para os jovens do Forte São João.

Apesar de ter rodado o País com o futebol, ele destaca que o maior orgulho mesmo, foi ter defendido as cores do Grêmio. "Quando você joga profissionalmente, você está ao lado de muitos jogadores que você nem conhece direito, mas quando você atua pela sua comunidade, você tá jogando ao lado do seu amigo de infância. Então, quando eu joguei aqui no Grêmio, eu estava do lado dos meus amigos de escola, de comunidade. É diferente", conta Marcelo.

Classificação antecipada

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Inspirações a parte, o time começou muito bem na Copa Vitória das Comunidades. Nos dois primeiros jogos, duas vitórias e a classificação garantida de forma antecipada para as quartas de final.

O terceiro e último jogo da fase de grupos é na próxima quarta-feira (22), contra o atual campeão, o Jabour, valendo a liderança do Grupo A.

SERVIÇO

Copa Vitória das Comunidades


2ª rodada

Quinta-feira (16)

Meninos da Vila 0 x 2 Grêmio do Forte São João

Jabour 3 x 0 Central City

Sábado (18)

15h00 — Bela Vista x Caçador

16h30 — Galáticos de Sábado x Amigos do PI

18h00 — Unidos de Maria Ortiz x Comercial

19h30 — Unidos de Inhanguetá x Real Sociedad

Segunda-feira (20)

19h15 — Cruz Azul x Shacktar

20h45 — Bohêmios x Bavi

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.