/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Da areia para o campo e inspiração no Real Madrid: conheça os Galáticos

Galáticos de Sábado representa a comunidade de Santo Antônio e mescla descontração com competitividade para buscar o título inédito da Copa Vitória das Comunidades

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Gabriel Cavalini
A confraternização é um momento obrigatório nos encontros do Galáticos de Sábado
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um futebol entre amigos, aos sábados, na quadra do bairro. Isso mesmo: estamos falando daquela "pelada" que faz parte das semanas de muitas pessoas. Agora, já pensou se esse momento de descontração desse origem a um time de futebol? Foi justamente isso que aconteceu em Santo Antônio, Vitória. Foi dessa forma que nasceu o Galáticos de Sábado.

Se a segunda parte do nome diz respeito ao dia em que acontece a tradicional pelada do bairro, a primeira parte faz referência à qualidade do pessoal que participa dela. Ao menos é o que garante o Thiago Pereira, que é o atual presidente do time.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"A pelada existe há muitos anos. Aí, naquela época dos Galáticos do Real Madrid, a gente estava com muitos craques, uma galera que jogava em seleções de beach soccer e tudo mais. Daí veio a referência", conta Thiago, citando como inspiração a equipe do Real Madrid que tinha nomes como Ronaldo Fenômeno, Zidane, Figo, Beckham, Raúl e Roberto Carlos.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Como a quadra do bairro é de areia, o clube surgiu como uma equipe de beach soccer. Mas não demorou para que começasse a representar o bairro também nos gramados. Em 2022, a equipe representou Santo Antônio pela primeira vez na Copa Vitória das Comunidades. E logo na estreia, o Galáticos fez jus à fonte de inspiração e ficou com a segunda colocação.

Mesmo com a chegada da competitividade, o time ainda mantém as raízes que deram origem ao clube. Reuniões entre membros são uma regra antes e depois dos jogos. Seja em bares e estabelecimentos do bairro, ou na casa de membros, a galera está sempre reunida.

"Como a pelada existe há muito tempo, todo mundo se conhece bem. Já se passaram gerações e gente vê pais jogando contra filhos, por exemplo. É muito bacana. Ainda permanece aquele clima das peladas. A gente briga, discute, mas fica tudo dentro de campo", lembra o presidente.

Comissão técnica confiante

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ao lado do campo, o treinador da equipe, Celso Marcos, divide as orientações ao elenco com o assistente dele, conhecido na comunidade como "Binho". Se o Celso é o cara que pensa mais na parte técnica e nos gritos de incentivo, o Binho é quem fica responsável pela cobrança.

Foto: Gabriel Cavalini
Celso, Thiago e Binho: diretoria e comissão técnica confia numa campanha história do Galáticos

“Quando alguém se posiciona errado, dá vontade até de entrar em campo, puxar pela orelha e colocar na posição correta", brinca Binho.

E é nesse ritmo de amizade que a equipe promete continuar crescendo. E se depender do Celso, a taça desta edição da Copa Vitória das Comunidades já tem destino certo: a comunidade de Santo Antônio.

"Vocês podem anotar aí: em Santo Antônio a comunidade está toda nos abraçando. Não só ela como Caratoíra e outros bairros da região. Por isso, garanto que o Carnaval por aqui vai começar mais cedo. Dia 17 de dezembro, estaremos no Salvador Costa e a comunidade vai descer em peso pra nos ver campeões. Vamos parar a cidade", promete o treinador.

Início promissor

O primeiro passo para que o Celso cumpra a promessa de levar o Galáticos ao título da Copa Vitória das Comunidades já foi dado. A equipe estreou com vitória sobre o Bela Vista por 2 a 1, num clássico local emocionante. Após abrir o placar, a equipe de Santo Antônio viu os rivais empatarem e só chegou ao gol da vitória no segundo tempo. O autor do gol foi o Diego, que saiu do banco para fazer um golaço.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"É gratificante demais fazer um gol pela própria comunidade. Eu fico muito feliz por isso. Agora é só comemorar com a rapaziada!", comemorou o jogador de 29 anos.

O próximo compromisso do Galáticos na competição é no próximo sábado (18), às 16h30, diante do Amigos do PI, que representa a comunidade de Enseada do Suá. A partida será disputada no campo de futebol da Curva da Jurema, em Vitória.

Encerramento da primeira rodada

A primeira rodada da Copa Vitória das Comunidades será encerrada nesta terça-feira (14), com os dois primeiros jogos do Grupo D.

Também de Santo Antônio, o Bohêmios estreia às 19h15 contra o Cruz Azul, do Bairro da Penha. Na sequência, jogam Bavi, de Jesus de Nazareth, e Shacktar, de São Pedro. Os jogos acontecem no campo da Curva de Jurema. Já a final do torneio, no dia 17 de dezembro, será disputada no estádio Salvador Costa, do Vitória, com transmissão ao vivo pela TV Vitória.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.