/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Presidente da liga alemã pede renúncia de Blatter

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Frankfurt - Presidente da liga alemã de futebol, Reinhard Rauball revelou nesta terça-feira que pediu a Joseph Blatter que renunciasse ao cargo de presidente da Fifa, na esteira das denúncias de corrupção na entidade máxima do futebol. Rauball teria feito o pedido pessoalmente, mas não informou qual teria sido a resposta de Blatter.

"Ao contrário de outros, que utilizam da mídia, eu pessoalmente chamei o senhor Blatter há algum temo e pedi a ele que renunciasse", o dirigente alemão, em entrevista à revista Kicker. Além de comandar a entidade que organiza o Campeonato Alemão, Rauball é presidente do Borussia Dortmund.

O dirigente afirmou que fez o pedido a Blatter por causa das suspeitas de compra de votos para escolher o Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. "Eu fui um dos primeiros a criticar fortemente a escolha do Catar. Entretanto, a decisão do Comitê Executivo da Fifa não veio somente do senhor Blatter, mas dos 22 membros do grupo", declarou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Por essa razão, Rauball admite que seria necessário um "esforço hercúleo" para tomar as decisões corretas acerca da escolha do Catar porque atingiria "muitos interesses" dentro da Fifa e dos seus 209 países-membros.

Insatisfeito com a condução da Fifa, o dirigente alemão reiterou sua ameaça de convencer a Uefa a deixar a entidade máxima, caso Blatter não publique o relatório completo que resultou na investigação dos casos de corrupção nas escolhas do Catar e da Rússia para as Copas de 2022 e 2018. "É uma das opções", repetiu.

O relatório, elaborado pelo advogado americano Michael Garcia, conteria informações que poderiam comprovar a compra de votos e outros casos de corrupção dentro da Fifa. O documento, de 350 páginas, serviu de base para a avaliação de um juiz contratado pela Fifa, mas não foi publicado. Veio a público somente o relatório do juiz, de apenas 42 páginas.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.