/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Hamilton vence em Abu Dabi e é bicampeão; Massa termina em segundo

O brasileiro Felipe Massa foi o segundo colocado, em sua melhor corrida do ano, e Rosberg quase não completou a prova em razão de problemas no carro

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Lewis Hamilton venceu e conquistou o bicampeonato da Fórmula-1 Foto: Estadão Conteúdo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Abu Dabi - Sem erros ou hesitações, Lewis Hamilton se tornou o mais novo bicampeão da Fórmula 1 neste domingo ao vencer o GP de Abu Dabi. O piloto inglês deixou para trás o companheiro de Mercedes, o alemão Nico Rosberg, ainda na largada e praticamente não foi ameaçado na busca pelo triunfo nos Emirados Árabes Unidos.

Felipe Massa foi o segundo colocado, em sua melhor corrida do ano, e Rosberg quase não completou a prova em razão de problemas no carro. Com a posição do brasileiro e o terceiro lugar do finlandês Valtteri Bottas, a Williams obteve a dobradinha no pódio, confirmando a grande reação da equipe britânica na Fórmula 1.

A corrida deste domingo foi marcada pela ultrapassagem de Hamilton sobre Rosberg logo na largada e pelas falhas apresentadas pela Mercedes do alemão, que quase não conseguiu completar a prova. Já Massa só teve motivos para comemorar em Abu Dabi. Obteve seu melhor resultado na temporada e esteve perto de ameaçar o triunfo de Hamilton.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com sua 11ª vitória na temporada, o inglês encerrou o campeonato com boa vantagem sobre Rosberg, com 384 pontos, contra 317 do alemão. Para ficar com o título, Rosberg precisava não apenas vencer mas torcer para que o companheiro não passasse do terceiro lugar. Sem fazer a sua parte, a pontuação dobrada de Abu Dabi - exceção à regra no campeonato - não fez qualquer diferença para alterar o rumo do campeonato.

O resultado de Abu Dabi coroou a grande campanha de Hamilton na temporada. O campeão de 2008 fez duelo acirrado e polêmico com Rosberg desde a primeira prova do ano e amargou a segunda colocação durante boa parte do campeonato. Mas buscou a virada na segunda metade do ano, quando emplacou cinco vitórias consecutivas.

O GP de Abu Dabi confirmou a boa reação imposta por Massa neste segundo semestre. Superado pelo companheiro Valtteri Bottas na maior parte do campeonato, ele faturou seu segundo pódio seguido - o terceiro na temporada - e foi o melhor piloto, depois dos representantes da Mercedes, nas últimas duas corridas do ano.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A reação no fim minimiza os resultados do início de 2014 e faz o brasileiro terminar o Mundial de Pilotos na 7ª colocação, com 134 pontos. Bottas, seu companheiro de Williams, ficou em 4º, com 186. Surpresa do campeonato, o australiano Daniel Ricciardo foi o terceiro melhor do ano, com 238 pontos.

A CORRIDA - A pressão maior pesava sobre o favorito Hamilton, mas foi Rosberg quem falhou na largada. Hesitante, o alemão foi superado com facilidade pelo inglês, que despontou na frente, e quase foi ultrapassado por Massa. O brasileiro pulou para terceiro diante da fraca saída de Bottas. O finlandês caiu de terceiro para oitavo nas primeiras curvas.

O trio formado por Hamilton, Rosberg e Massa liderou a prova até a primeira rodada de troca de pneus, na 11ª volta. O brasileiro chegou a assumir a ponta provisoriamente porque atrasou sua parada, para o 14º giro. Sem disputas na dianteira, a corrida só tinha emoção no pelotão intermediário e mesmo no fundo, com o abandono de Pastor Maldonado com fogo no motor de sua Lotus.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A situação começou a mudar entre os líderes quando Rosberg passou a oscilar. Na 24ª volta, ele deu uma escapada, sem maiores prejuízos. Mas na 27ª uma falha em um dos sistemas de recuperação de energia começou a sabotar a prova do alemão. Perdendo rendimento a cada volta, foi superado por Massa.

Hamilton, por sua vez, parecia assustado com os problemas no carro do companheiro. E adotou postura mais cautelosa. Massa, então, aproveitou a situação favorável e se aproximou do líder da corrida. Na 32ª volta, o brasileiro assumiu a ponta logo depois da segunda parada de Hamilton. E sustentou a liderança, adiando novamente seu pit stop.

Em terceiro lugar, Rosberg se esforçava para manter sua posição. Mas a parada na 35ª volta praticamente acabou com suas chances de levar o título. Um pequeno problema no ajuste de um dos pneus atrapalhou ainda mais seu desempenho. Ele voltou em 7º e passou a lutar com os rivais a cada curva. Nervoso, cometia erros bobos enquanto novos problemas surgiam em sua Mercedes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Com estratégia mais arriscada, Massa enfim foi para os boxes na 44ª volta para colocar pneus supermacios. Hamilton retomou a dianteira e passou a acelerar mais para evitar a aproximação do brasileiro. E os dois pilotos se alternavam com as voltas mais rápidas da corrida.

Se segurando como podia, Rosberg oscilava entre o 7º e o 8º lugar, já sem esperanças de título. O alemão precisaria terminar ao menos em 5º para ter chances de levar o troféu, contando aí com problemas no carro de Hamilton.

Mas não foi o que aconteceu. Sob os holofotes do Circuito de Yas Marina, já na noite de Abu Dabi, Hamilton soube administrar a vantagem e Massa não conseguiu alcançar o rival, apesar de ter reduzido a diferença de 11s para três segundos nas voltas finais. Com tranquilidade, Hamilton cruzou a linha de chegada e comemorou o bicampeonato com o príncipe Harry, presente no circuito, através do rádio da equipe.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Rosberg terminou a corrida apesar da sugestão da Mercedes de que ele abandonasse antes das três últimas voltas. O alemão, vice-campeão mundial, insistiu em cruzar a linha de chegada, mas não passou do 14º lugar em Abu Dabi.

Se o alemão decepcionou, os pilotos da Red Bull surpreenderam depois de largarem dos boxes em razão de dura punição aplicada pelos comissários da prova no sábado. O australiano Daniel Ricciardo obteve o 4º posto, enquanto Sebastian Vettel finalizou sua última corrida pela Red Bull em 8º.

Confira o resultado do GP de Abu Dabi:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h39min02s619

2º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 2s5

3º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 28s8

4º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 37s2

5º - Jenson Button (ING/McLaren), a 60s3

6º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 62s1

7º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 71s

8º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 72s

9º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 85s8

10º - Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari), a 87s8

11º - Kevin Magnussen (DIN/McLaren), a 90s3

12º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 91s9

13º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 1 volta

14º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta

15º - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), a 1 volta

16º - Adrian Sutil (ALE/Sauber), a 1 volta

17º - Will Stevens (ING/Caterham), a 1 volta

Não completaram a prova:

Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)

Confira a lista dos 10 primeiros colocados do Mundial de Pilotos:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 384 pontos

2º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 317

3º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 238

4º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), 186

5º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 167

6º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 161

7º - Felipe Massa (BRA/Williams), 134

8º - Jenson Button (ING/McLaren), 126

9º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), 96

10º - Sergio Perez (MEX/Force India), 59

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.