/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Grêmio goleia Atlético Tucumán e pega River Plate na semifinal da Libertadores

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Atual campeão, O Grêmio está classificado às semifinais da Copa Libertadores. Nesta terça-feira, atuando na sua arena, o time gaúcho goleou o Atlético Tucumán por 4 a 0, ampliando a vantagem que havia conquistado no duelo de ida das quartas de final, na Argentina.

O Grêmio havia triunfado por 2 a 0 e agora, embora tenha levado alguns sustos na etapa inicial, conquistou uma vitória expressiva, com grande atuação de Luan, destaque do título de 2017 e que teve participação direta nos três primeiros gols da partida desta terça.

Nas semifinais, que tem os meios de semana de 24 e 31 de outubro como datas-base, o Grêmio terá pela frente o River Plate, que eliminou o Independiente ao vencê-lo por 3 a 1,nesta terça, após empate por 0 a 0 no primeiro duelo. E o time gaúcho vai decidir a vaga na decisão em casa por ter feito melhor campanha na fase de grupos da Libertadores.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Antes disso, o Grêmio terá compromissos pelo Campeonato Brasileiro. E o primeiro deles será no sábado, quando o time voltará a atuar no seu estádio, dessa vez diante do Bahia, pela 28ª rodada.

O JOGO - O início do jogo na sua arena não foi fácil para o Grêmio. Tendo Thaciano e Matheus Henrique como novidades no meio-campo, em razão das ausências do suspenso Maicon e do lesionado Ramiro, além da entrada de Léo Moura na lateral direita, o time fez um começo franco e até perigoso de jogo.

Carregando uma larga desvantagem o Tucumán, apostou em atuar aberto. E aproveitou o meio-campo pouco marcador do Grêmio para criar chances de gol e dar trabalho a Marcelo Grohe, que fez defesas difíceis. Ao mesmo tempo, porém, o time gaúcho devolvia com vários lances de perigo, especialmente em contra-ataques. E no principal deles até então, aos 27 minutos, viu a bola tocar na rede, mas pelo lado de fora, em finalização de Everton. Na sequência, Acosta respondeu ao quase marcar um golaço em chute da entrada da área.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Mas não demorou a sair o primeiro gol gremista, que se impôs com a sua velocidade. Aos 35, Léo Moura cruzou, Thaciano chegou com tudo, mas cabeceou sem muita direção. Só que a bola sobrou para Luan, que apenas precisou empurrá-la com a coxa para abrir o placar. E o segundo gol veio antes mesmo do intervalo, após Alisson ser derrubado na grande área pelo goleiro Lucchetti, expulso após consulta ao VAR. Cícero cobrou o pênalti rasteiro e no canto direito, fazendo 2 a 0.

Se o primeiro tempo teve sustos para o Grêmio, o segundo foi um passeio, em ritmo de treino, com o time não enfrentando muita resistência do Tucumán. E o terceiro gol saiu logo no começo, aos sete minutos. Dessa vez, Luan, com participação direta nos três gols do jogo acionou Alisson, que chutou. A bola bateu em Lamas e Alejandro Sánchez antes de entrar.

A facilidade era tanta que o Grêmio poderia ter aplicado uma goleada expressiva. Mas ainda que mantendo a concentração, diminuiu o ritmo, valorizou a posse de bola e se preocupou mais em sustentar a vantagem. Além disso, promoveu o retorno de Jael, que há três semanas passou por artroscopia no joelho direito. Com dores na panturrilha, Léo Moura deixou campo antes do fim e levou o time a terminar o duelo com dez jogadores em campo, como o Tucumán.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Ainda assim, o Grêmio desperdiçou algumas chances. E, nos instantes finais, chegou ao quarto gol, após o centroavante ser derrubado na grande área por Jonathan Cabral. Jael executou a cobrança aos 46 minutos e fechou o placar em 4 a 0.

Agora, então, o Grêmio fará um duelo de muito peso com o River Plate, o seu terceiro mata-mata com um time argentino na competição - nas oitavas de final, passou pelo Estudiantes.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 4 X 0 ATLÉTICO TUCUMÁN

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann (Paulo Miranda) e Cortez; Thaciano, Matheus Henrique e Cícero; Alisson (Douglas), Luan e Everton. Técnico: Renato Gaúcho.

ATLÉTICO TUCUMÁN - Lucchetti; José San Román, Jonhatan Cabral, Lamas (Risso) e Mathías Abero; Guillermo Acosta, Juan Mercier, Acosta e David Barbona (Alejandro Sánchez); Luis Rodríguez e Leandro Díaz. Técnico: Ricardo Zielinski.

GOLS - Luan, aos 35, e Cícero, aos 43 minutos do primeiro tempo. Alejandro Sánchez (contra), aos sete, e Jael, aos 46 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Roberto Tobar (Chile).

CARTÃO VERMELHO - Lucchetti.

RENDA - R$ 2.534.629,50.

PÚBLICO - 44.579 pagantes (47.304 presentes).

LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.