/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Obama fala em 'decisões arranjadas' do COI sobre sedes dos Jogos Olímpicos

O presidente dos Estados Unidos não deixou dúvidas sobre o que pensa do COI e mesmo da Fifa. Seu ataque visa especificamente a escolha da sede da Olimpíada de 2016

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Obama foi um dos promotores da candidatura de Chicago, seu berço político e a cidade de sua mulher, Michelle Foto: Reprodução/Instagram/The White House

Genebra - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sugeriu que a escolha das sedes dos Jogos Olímpicos são alvo de manipulação, criando mal-estar no Comitê Olímpico Internacional (COI). Em uma entrevista publicada nesta semana na New York Magazine, ele não deixou dúvidas sobre o que pensa do COI e mesmo da Fifa. Seu ataque visa especificamente a escolha da sede da Olimpíada de 2016, que acabou ficando com o Rio de Janeiro.

Obama foi um dos promotores da candidatura de Chicago, seu berço político e a cidade de sua mulher, Michelle. Em 2009, o COI escolheria quem ficaria com o direito de sediar os Jogos de 2016 e uma reunião em Copenhague levou ao pequeno país europeu o rei da Espanha, Juan Carlos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama, cada um servindo de cabo eleitoral para as cidades dos seus países.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo Obama, um "comitê muito eficiente foi para Copenhague para fazer sua apresentação". "Michelle tinha ido com eles e eu recebi uma chamada, acho que antes das coisas terem terminado, indicando que todos pensavam que se eu fosse lá, teríamos uma boa chance de conseguir e que valeria a pena essencialmente fazer um dia de viagem até la", contou o presidente. "Assim, decidimos viajar", completou.

"Subsequentemente, acho que fomos informados de que as decisões do COI são similares às da Fifa: um pouco arranjadas", disse Obama. "Não passamos da primeira fase, apesar de que, por todos os critérios objetivos, a candidatura americana era a melhor", afirmou.

Obama contou que, já no voo de volta para Washington, sua delegação sabia que Chicago não tinha vencido a eleição que definiu o Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Suas declarações não foram bem recebidas no COI que, em 2017, vai escolher a sede dos Jogos de 2024. Três cidades estão no páreo: Los Angeles, Paris e Budapeste. Mas, longe das câmeras, os delegados do COI não disfarçam a empolgação com a possibilidade de o evento voltar à capital francesa, depois de cem anos desde a última edição.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

INVESTIGAÇÃO - Mas os comentários de Obama também relançam a polêmica sobre como o COI escolhe suas sedes. O Ministério Público Financeiro da França investiga desde o ano passado se o ex-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo Lamine Diack recebeu propina em um esquema de mobilização de votos para a escolha das cidades-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.