/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Gianni Infantino exalta formato renovado de premiação da Fifa

O prêmio, que era chamado de Bola de Ouro (continua com o mesmo nome no evento da publicação francesa), agora se chamará "The Best FIFA Football Awards"

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Gianni Infantino exalta formato renovado de premiação da Fifa Foto: ​Divulgação / Fifa
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Genebra - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, exaltou nesta segunda-feira o novo formato da premiação da entidade, agora descolada da revista FranceFootball. O prêmio, que era chamado de Bola de Ouro (continua com o mesmo nome no evento da publicação francesa), agora se chamará "The Best FIFA Football Awards" e terá participação do voto do público, pela internet.

"Esse evento será sobre o futebol e seus atores mais apaixonados - jogadores, treinadores e torcedores", afirmou Infantino, na apresentação do novo formato da premiação. "Trata-se de um novo evento, com uma nova abordagem para celebrar o jogo que tanto amamos", declarou o suíço.

Os torcedores poderão votar na escolha do melhor jogador do mundo a partir deste ano, com sua opinião valendo 25% do resultado final. A decisão, antecipada mais cedo pela reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, faz parte de um esforço da Fifa em ganhar a simpatia do público.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além dos melhores jogadores do mundo, a festa de gala deste ano também irá dar um prêmio aos "torcedores do ano", uma nova categoria criada pela entidade. Momentos marcantes do ano nas arquibancadas serão pré-selecionados e caberá aos torcedores eleger, pela internet, o grupo vencedor. Um concurso ainda vai ser estabelecido para levar onze torcedores para o evento em Zurique.

A maior mudança, no entanto, será a participação do público na escolha dos melhores atletas e treinadores. Além de técnicos de seleções nacionais, capitães e um jornalista de cada país, votarão pela internet os torcedores de todo o mundo. Cada representará 25% do resultado final. Hoje, o público já pode votar no gol mais bonito do ano. Mas, agora, essa experiência será ampliada. O voto poderá ser dado para o melhor jogador, melhor jogadora, melhor técnico e melhor treinadora.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Durante esta semana, os indicados aos prêmios serão anunciados. Nesta terça, serão conhecidos as dez candidatas ao prêmio de melhor treinadora do ano. No dia seguinte, será a vez dos treinadores. Na quinta, dia 3, a Fifa vai divulgar dez candidatas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. E, na sexta, serão conhecidos os 23 jogadores com chances de ganhar o almejado prêmio de melhor do mundo no ano de 2016.

Os votos poderão ser feitos entre o dia 4 e 22 de novembro. Para esta edição, a festa está marcada para o dia 9 de janeiro de 2017, em Zurique. Mas o objetivo da Fifa é a de levar o evento para outros países a partir de 2018.

POLÊMICA - Enquanto a entidade tenta mostrar ao mundo uma nova imagem, suas polêmicas não deixam de surgir. Nesta segunda-feira, a agência Bloomberg revelou que apenas o investigador chefe da entidade, Cornel Borbely, recebeu em honorários cerca de US$ 2,2 milhões para examinar os cartolas envolvidos em corrupção entre 2014 e 2015. A Fifa não comentou a informação.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.