/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Reforçada por Neymar, seleção tem convocação de Cássio como principal novidade

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - O técnico Dunga anunciou nesta quinta-feira pela manhã, no Rio, a convocação da seleção brasileira para os duelos contra a Argentina e o Peru pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Após cumprir suspensão, Neymar está de volta, mas a grande novidade da lista está no gol. Cássio, do Corinthians, recebeu sua primeira oportunidade no time nacional desde 2012.

O Brasil terá pela frente na terceira rodada das Eliminatórias a Argentina, dia 12 de novembro no Monumental de Nuñez, e duelará cinco dias depois com o Peru, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A seleção tem três pontos até o momento, contra apenas um dos argentinos e nenhum dos peruanos.

Dunga também anunciou nesta quinta algumas mudanças na programação da seleção, que realizará seus primeiros treinos, antes de ir para a Argentina, no CT do Corinthians. Como de costume, o treinador também definiu o novo auxiliar pontual, que será o ex-atacante Careca.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Mas a grande expectativa era mesmo em relação ao retorno de Neymar, que desfalcou a seleção nas duas primeiras partidas das Eliminatórias graças à suspensão recebida ainda durante a Copa América. Expulso diante da Colômbia, na primeira fase do torneio, pegou quatro jogos de gancho, que cumpriu diante de Venezuela e Paraguai, ainda na competição, além de Chile e Venezuela, já mirando a Copa do Mundo de 2018.

E o principal craque brasileiro volta à equipe em alta. Foi o grande destaque da goleada do Barcelona no último sábado, quando marcou quatro vezes no 5 a 2 sobre o Rayo Vallecano. Além disso, mostrou seu lado "garçom" na terça-feira, ao dar as duas assistências para os gols de Rakitic no triunfo por 2 a 0 sobre o BATE Borisov.

A volta de Neymar é tida como fundamental para o maior clássico da América do Sul. No dia 12 de novembro, o Brasil terá pela frente em Buenos Aires uma Argentina que busca desesperadamente a recuperação nas Eliminatórias e não deverá ter o retorno de seu principal astro: Lionel Messi.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Os argentinos iniciaram de forma trágica as Eliminatórias. Perderam em casa para o frágil time do Equador, por 2 a 0, e suaram para arrancar um empate por 0 a 0 do Paraguai em Assunção. Seguem sem marcar na competição e, por isso, apostavam no retorno de Messi, que se recupera de lesão, mas o jogador preferiu priorizar o clássico entre Barcelona e Real Madrid do dia 22 de novembro e, por isso, não deve enfrentar o Brasil.

A seleção de Dunga, aliás, também começou mal as Eliminatórias, com a derrota por 2 a 0 para o Chile, em Santiago. Na segunda rodada, no entanto, mostrou evolução, viu Willian em dia inspirado e derrotou a Venezuela por 3 a 1, com dois gols do meia do Chelsea, que deve protagonizar as ações brasileiras ao lado de Neymar.

O retorno do craque do Barcelona, no entanto, não foi a única novidade da lista anunciada por Dunga. Como já era especulado, o treinador anunciou uma alteração no gol, mas não foi a volta de Julio Cesar. Em grande fase no Corinthians, Cássio recebeu uma chance na vaga que vinha sendo ocupada por Marcelo Grohe, que se recupera de lesão.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Cássio não era chamado desde 2012, quando o técnico da seleção ainda era Mano Menezes. No entanto, foi justamente com Dunga que o atleta recebeu a primeira chance. Em 2007, quando ainda buscava um goleiro para a Olimpíada de Pequim, o treinador surpreendeu ao chamar o jovem jogador do Grêmio, na época com 19 anos.

Quem também volta a receber uma chance é o lateral Danilo, do Real Madrid, que se recuperou de lesão e disputará a titularidade com Daniel Alves. Kaká e Ricardo Oliveira, chamados às pressas para os duelos com Chile e Venezuela, após as lesões de Philippe Coutinho e Roberto Firmino, agradaram e foram mantidos por Dunga.

Confira os convocados da seleção brasileira:

Goleiros - Alisson (Internacional), Cássio (Corinthians) e Jefferson (Botafogo).

Zagueiros - Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (Paris Saint-Germain), David Luiz (Paris Saint-Germain) e Gil (Corinthians).

Laterais - Danilo (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid).

Meio-campistas - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Corinthians), Oscar (Chelsea), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea) e Kaká (Orlando City).

Atacantes - Douglas Costa (Bayern de Munique), Neymar (Barcelona), Hulk (Zenit) e Ricardo Oliveira (Santos).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.