/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Corinthians derrota Atlético e abre vantagem nas quartas

Com os gols de Guerrero, no primeiro tempo, e Luciano, no segundo, a equipe paulista avança à semifinal se empatar ou mesmo se perder por um gol de diferença na partida da volta

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Guerreiro foi um dos destaques da vitória do Corinthians Foto: Estadão Conteúdo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Pressionado no Brasileirão, o Corinthians respira aliviado na Copa do Brasil. Depois da sequência negativa das últimas semanas, o time de Mano Menezes se reabilitou nesta quarta-feira ao derrotar o Atlético Mineiro por 2 a 0, no Itaquerão, e abrir boa vantagem no confronto das quartas de final da Copa do Brasil.

Com os gols de Guerrero, no primeiro tempo, e Luciano, no segundo, a equipe paulista avança à semifinal se empatar ou mesmo se perder por um gol de diferença na partida da volta, no dia 15 de outubro, no Mineirão.

A boa vantagem vem em boa hora porque o Corinthians terá desfalques importantes no jogo em Belo Horizonte. Elias e Gil vão defender a seleção brasileira em amistosos com a Argentina e o Japão, enquanto Guerrero foi chamado para jogos do Peru na mesma data. O Atlético, por sua vez, não poderá contar com Diego Tardelli, também chamado pelo técnico Dunga.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Empurrado por quase 28 mil torcedores, o Corinthians jogou em ritmo de Libertadores no primeiro tempo. Envolveu o Atlético e abriu o placar com Guerrero. Porém, o time da casa recuou na segunda etapa, atraiu o Atlético para o ataque e correu riscos antes de anotar o segundo gol e sacramentar a vitória. Luciano, em lance duvidoso, foi o autor do gol.

O JOGO - Não parecia o Corinthians das derrotas para o Figueirense e Atlético-PR, pelo Brasileirão. Exibindo fôlego novo, o time de Mano Menezes entrou em campo com o pé no acelerador. Corria o campo todo, buscava todas as bolas, não perdia um lance.

Nesta "pegada" Libertadores, o time da casa dominou o meio-campo e sufocou o Atlético nos primeiros minutos. Mas a primeira boa chance de gol surgiu do ataque visitante. Aos 10 minutos, Diego Tardelli cruzou e Guilherme finalizou na saída de Cássio. Gil salvou em cima da linha.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Passado o susto, o Corinthians se organizou em campo e passou a atacar com mais eficiência. Guerrero, aos 17, Renato Augusto, aos 18, e Malcom, aos 20, se aproximaram da área atleticana com perigo.

Aos 24, enfim, Renato Augusto cruzou da direita e Guerrero cabeceou de forma desajeitada e viu a bola acertar o travessão, pingar na linha e entrar. Cinco minutos depois, Petros teve boa chance para ampliar o placar. Ele bateu rasteiro da entrada da área e Victor caiu no canto, na grama molhada, para fazer a defesa.

Sem se abalar com o gol, o Atlético manteve a calma e foi para o ataque. Chegava até com rapidez, mas era neutralizado logo no início da armação das jogadas. Tardelli era bem marcado enquanto Dátolo e Guilherme erravam passes nos momentos decisivos.

O ligeiro domínio atleticano no fim do primeira etapa foi ampliado depois do intervalo. Diante de um Corinthians mais recuado, aparentemente satisfeito com a vantagem simples no placar, Tardelli comandava as ações. Aos 18, bateu da entrada da área por cima do travessão.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Pressionando os anfitriões, o Atlético teve outra grande chance com Tardelli aos 23. Após disparada de Marcos Rocha pelo meio, o atacante foi acionado na entrada da área, mas pegou mal na bola e mandou longe do gol. A melhor chance, contudo, surgiu aos 34 minutos. Guilherme fez grande lançamento para Dátolo, que pegou de primeira e carimbou o pé da trave.

Era a grande chance do Atlético, que dois minutos depois viu o Corinthians acabar com a partida. Bruno Henrique levantou na área em cobrança de falta e Guerrero, aproveitando péssima saída de Victor, cabeceou em direção ao gol. Luciano, mais rápido que a defesa, só empurrou para as redes.

A defesa atleticana reclamou por causa da posição duvidosa do ataque corintiana no momento do cruzamento na área. E pediu falta de Luciano no início da jogada, antes de encher o pé e mandar para o gol. Nos minutos finais, o Atlético ainda pressionou o Corinthians, sem mostrar a mesma eficiência do ataque rival.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 2 x 0 ATLÉTICO-MG

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Bruno Henrique, Elias, Petros e Renato Augusto (Danilo); Malcom (Luciano) e Guerrero (Ángel Romero). Técnico: Mano Menezes.

ATLÉTICO-MG - Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva (Edcarlos), Jemerson e Douglas Santos; Josué, Leandro Donizete, Dátolo e Guilherme (André); Carlos (Luan) e Diego Tardelli. Técnico: Levir Culpi.

GOLS - Guerrero, aos 24 minutos do primeiro tempo. Luciano, aos 36 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Elias, Leonardo Silva, Luan, Josué, Petros, Cássio, Marcos Rocha.

ÁRBITRO - Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa/RJ).

RENDA - R$ 1.495.296,00

PÚBLICO - 27.457 pagantes (27.781 no total).

LOCAL - Itaquerão, em São Paulo (SP).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.