Sala sensorial: torcedores autistas e com síndrome de Down têm novo espaço no Kleber Andrade
A ação foi tomada pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport)
O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, inaugurou no último domingo (22) uma sala sensorial destinada aos torcedores com autismo, síndrome de Down e dislexia. A ação foi tomada pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport).
Durante o Jogo das Estrelas realizado em comemoração aos 10 anos do Porto Vitória, clube de futebol, as crianças puderem assistir à partida dentro do novo espaço adaptado.
LEIA TAMBÉM:
Jornal espanhol crava Vinícius Júnior como vencedor da Bola de Ouro
VÍDEO | Golaço de jovem capixaba viraliza com mais de 1 milhão de visualizações
Dez Milhas Garoto: retirada dos kits começa nesta quinta-feira (26)
O evento realizado no último domingo contou com a participação do Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, a fundadora do Cariacica Down, Paula Schaydegger e representantes da Associação de Apoio a Família de Autista e Afins do Espírito Santo (AAFAAES).
“Acreditamos que o esporte é para todos e, por isso, a inclusão deve fazer parte dessa premissa. Todos os torcedores merecem a oportunidade de acompanhar os jogos do seu time e ter uma boa experiência nos estádios”, destacou Nunes.
A sala sensorial conta com isolamento acústico, banheiro integrado, ar-condicionado e brinquedos para as crianças.
O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e confortável para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), síndrome de Down, entre outros, durante os eventos no estádio.
Este evento-teste foi realizado em parceria com as entidades e, em breve, a Sesport, juntamente com essas organizações, definirá e divulgará a portaria de uso oficial da sala sensorial.
Além da sala sensorial, o Kleber Andrade também conta com infraestrutura de acessibilidade para cadeirantes, incluindo rampas de acesso, elevadores e sanitários adaptados.