/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Entenda como o Flamengo pode ser indenizado pela lesão de Pedro

Flamengo pode receber compensação da Fifa e da CBF pela lesão de Pedro durante treino da Seleção Brasileira. Entenda as regras e valores

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A lesão de Pedro, durante treinamento da Seleção Brasileira na última quarta-feira (4), foi mais um baque para o Flamengo, que já sofre com ausências de Michael, Gabigol, Everton Cebolinha, Viña e Arrascaeta, todos lesionados.

Entretanto, o clube rubro-negro pode, ao menos, contar com um ressarcimento, no caso do camisa 9. Há duas regulamentações que preveem isso, uma na Fifa e outra na Lei Geral do Esporte, à qual a CBF está submetida.

VEJA TAMBÉM:

> Dorival Júnior convoca João Pedro para a vaga de Pedro na Seleção Brasileira

> Textor aponta quais são os dois principais clubes do Brasil

> Vini Júnior é indicado à Bola de Ouro; capixaba Savinho concorre a prêmio

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AOS CLUBES

A Fifa trabalha com o Programa de Proteção aos Clubes, que funciona como uma apólice de seguro para cobrir o risco de lesões em jogadores enquanto eles estão em compromissos com as seleções. A própria Fifa paga os vencimentos de um atleta lesionado, enquanto ele estiver sem condições de treino pelo clube.

O máximo compensado pelo programa é de 7,5 milhões de euros (R$ 46,7 milhões) por jogador a cada lesão. O teto é calculado mensurando um limite diário de 20,5 mil euros (R$ 127,8 mil), no período de até um ano. A compensação cobre salários fixos e outros encargos de previdência social. Não são os casos de bônus ou pagamentos que não sejam feitos regularmente.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O intervalo de ressarcimento começa a ser contado 28 dias após a lesão, uma garantia para que a Fifa não precise desembolsar valores para contusões com tempo de recuperação menor que um mês.

Carregando...

PREVISÃO NA LEI GERAL DO ESPORTE

A Lei Geral do Esporte também prevê algo semelhante no artigo 92, em que fala sobre a cessão de atletas. O texto prevê que a organização esportiva convocadora (no caso, a CBF), indenize o clube os encargos previstos pelo período da convocação.

Esse intervalo, contudo, é definido a partir da chegada do atleta à Seleção até que ele volte a estar "apto a exercer sua atividade" no clube. Portanto, neste caso, a CBF só poderia parar de pagar os custos que o Flamengo tem com Pedro quando ele voltar a treinar.

Tanto a CBF quanto o Flamengo ainda não se manifestaram sobre pagamentos. O clube pretende reavaliá-lo após a chegada do atacante ao Rio de Janeiro.

COMO FOI A LESÃO DE PEDRO NA SELEÇÃO BRASILEIRA?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Pedro sofreu sozinho uma entorse no treino da Seleção desta quarta-feira. O atacante, então, foi submetido a exame clínico e ressonância magnética que constataram a lesão. Ele já teve o mesmo quadro, mas no joelho direito, em 2018, quando ainda atuava pelo Fluminense.

Ainda não há estimativa de quanto tempo Pedro ficará fora de ação. O período para este tipo de lesão, sofrida por Neymar e Dudu, em 2023, costuma variar de nove a 12 meses, após cirurgia.

Essa havia sido a primeira convocação de Pedro na "Era Dorival Júnior" da Seleção Brasileira. Ainda nesta semana, ele tinha comentado o retorno e a necessidade de voltar a vencer. "Graças a Deus estou de volta e espero poder contribuir com os companheiros para voltar a vencer e ao caminho das vitórias", afirmou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.