/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Capixaba é campeã brasileira e mira o recorde no arremesso de peso

Uma das principais promessas do atletismo brasileiro, Edimara Alves de Jesus, 16 anos, conquista o título do Brasileiro Sub-18 e mira o recorde brasileiro da categoria

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Acervo pessoal
A capixaba Edimara Alves de Jesus exibe as duas medalhas conquistadas no Brasileiro Sub-18
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com apenas 16 anos, Edimara Alves de Jesus já tem seu nome na história do atletismo capixaba. Ela, que já está entre as melhores do País no ranking absoluto, competindo contra marcas de atletas adultas, voltou pra casa nesta segunda-feira (16) com o título do Brasileiro Sub-18 de Atletismo, encerrado no domingo na Universidade Federação de Pernambuco, no Recife (PE).

Edimara foi medalhista de ouro no arremesso de peso, com a marca de 16m02, o seu recorde pessoal. Vitoria Barreto (MS) ficou com a prata, com 14m40, e Rafaela Torquato (PR) levou o bronze, com 13m71.

VEJA TAMBÉM:

> Da praça de Itaúnas para o Mundial de Atletismo: quem é Edimara Alves

> Jovem capixaba é o melhor do Brasil na marcha atlética

> Karatê Kid em Vitória? Casal constrói casa japonesa pra ensinar caratê em Vitória

"Eu tô imensamente grata com este resultado, que é trabalho de um longo tempo de treinamento. Sei que eu lutei muito por isso, então, é uma sensação imensa de orgulho. E obrigada a todo mundo que me ajudou a chegar até aqui e que sempre está ao meu lado", comemora Edimara.

Além de conquistar o título de campeã brasileira sub-18 no arremesso de peso, Edimara também foi ao pódio no lançamento de disco, numa prova na qual ela não treina e não compete com frequência.

A capixaba do clube Benônio Gouvêa, de Itaúnas, foi vice-campeã no lançamento de disco com a marca de 41m17, atrás somente de Emily da Silva, que fez 43m57.

Carregando...

RECORDE BRASILEIRO NA MIRA

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Agora campeã brasileira sub-18 no arremesso de peso, Edimara já sabe qual é a próxima meta. Ela quer bater o recorde brasileiro da categoria, que é de 16m82 e pertence a Izabela Rodrigues da Silva, atleta olímpica. A marca já dura 12 anos e foi estabelecida em outubro de 2012.

Foto: Acervo pessoal
Edimara (centro) no pódio do arremesso de peso no Campeonato Brasileiro Sub-18, no Recife

"Vamos pra cima! Tem mais competição este ano e o que eu mais almejo é bater o recorde brasileiro. Ainda tenho duas oportunidades pra bater esse recorde. Então, vamos treinar muito e vamos fazer de tudo pra quebrar esse recorde", avisou Edimara.

A temporada de 2024 ainda não terminou para a capixaba, mas já é marcante. Além das duas medalhas conquistadas no Brasileiro Sub-18 no fim de semana, Edimara foi prata no Sul-Americano Sub-20, ouro por equipes no Sul-Americano Sub-20, bronze no Brasileiro Sub-23 e ouro nos Jogos Escolares (Jebs).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.