Medalhas, encontro com ídolo e recorde estadual: o atletismo do ES nos Jogos da Juventude
Equipe de atletismo encerra a participação nos Jogos da Juventude com ouro na marcha atlética, prata no arremesso de peso e um recorde estadual nos 100m com barreira
Os últimos 30 dias foram intensos para Edimara, que não saiu do pódio nesse período. Primeiro, foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-18, na primeira quinzena de agosto, em Aracaju (SE). Na sequência, conquistou a prata nos Jogos da Juventude, domingo (4), em Ribeirão Preto (SP).
Edimara Alves de Jesus é um dos destaques da nova geração do atletismo capixaba, que se despediu nesta segunda-feira (4) dos Jogos da Juventude, a maior competição escolar do País. Aos 15 anos, a estudante da EEEM Dunas de Itaúnas, de Itaúnas, no Norte do Estado, mostrou nesses últimos 30 dias que tem tudo para conseguir uma carreira vitoriosa no arremesso de peso.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Eu nunca imaginei ficar no pódio, primeiramente porque eu treinava só por brincadeira antes. Depois passei a treinar todos os dias, mas nunca imaginei que eu ia chegar. E quando eu cheguei, é muita felicidade pra mim! É um orgulho muito grande pela minha persistência e por eu não ter desistido de treinar e sempre estar lá, todos os dias, treinando”, comemorou Edimara.
Nos Jogos da Juventude, ela ainda viveu uma experiência diferente: recebeu a premiação das mãos do ídolo Darlan Romani, campeão mundial indoor em 2022 e um dos melhores do mundo no arremesso de peso.
“Eu me senti nas alturas, no céu! Porque eu nunca imaginei um campeão mundial me entregando uma medalha”, contou Edimara, que conseguiu conversar com pouco com o ídolo e ouviu dele conselhos importantes:
“Eu consegui conversar com ele, falei que eu sou uma fã muito grande e que assistir a alguns vídeos dele de treinamento pra pegar um pouquinho do que ele faz. E ele falou que a gente tem que se comprometer muito com isso (atletismo), porque o treinamento é o mais importante, é a consistência. Ele falou pra não desistir e que é pra sempre, sempre, sempre seguir focada!”.
Em Ribeirão Preto, Edimara lançou o peso a 13m49, ficando atrás somente da sul-matogrossense Vitoria Barreto, que alcançou 14m01.
Sem medalha, mas com recorde estadual na bagagem
Edimara não foi a única medalhista da equipe de atletismo do Espírito Santo nos Jogos da Juventude. No sábado, Davi Gabriel da Silva, 15 anos, foi medalhista de ouro na prova da marcha atlética de 5.000m, prova que entrou pela primeira vez no programa da competição.
Já Isabely Martins de Souza Amorim, 17 anos, não subiu ao pódio. Mas nem por isso vai voltar pra casa de mãos vazias. Isso porque ela terminou em quinto lugar na final dos 100m com barreiras, mas estabeleceu o novo recorde estadual da prova, com o tempo de 15s00. A marca é bem superior ao recorde anterior, que era de 15s89.
“Eu fiquei muito feliz com o meu resultado, melhorei bastante! Esses últimos treinos me ajudaram muito”, comemorou Isabely, que é aluna do CEEMTI Professor Fernando Duarte Rabelo, de Vitória.
A temporada, no entanto, não terminou pra ela, que espera chegar ainda mais longe.
“Não acabou! Tem o Brasileiro Sub-23 aí, tenho mais marcas pra fazer e melhorar bastante e quebrar mais recordes do Estado”, cravou Isabely, com a confiança de quem tá só começando a carreira no atletismo.
Ainda em setembro, a nova geração do atletismo capixaba vai buscar mais medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-23.
A delegação terá 15 atletas. Até o fim do ano, pelo menos mais dois eventos vão contar com a participação dos atletas do Estado.