/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Atleta olímpico é o novo campeão das Dez Milhas Garoto

Com duas Olimpíadas no currículo, paulista Altobeli Santos da Silva, de 33 anos, vence as Dez Milhas Garoto e dá ao Brasil o segundo título consecutivo

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Pódio completo da categoria elite masculina das Dez Milhas Garoto: Altobeli da Silva foi o campeão
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Altobeli Santos da Silva já competiu nos principais palcos do mundo no atletismo. Campeão nos 3.000m com obstáculos no Pan de Lima/2019, finalista olímpico na mesma prova no Jogos Olímpicos do Rio/2016 e atleta com participação também na Olimpíada de Tóquio/2022, o paulista de 33 anos acaba de acrescentar mais uma conquista ao currículo: campeão das Dez Milhas Garoto.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Num palco bem diferente das pistas de atletismo onde está acostumado a competir, ele brilhou correndo entre as ruas de Vitória e Vila Velha para completar os 16,093km em 50min24, dando ao Brasil o segundo título seguido da prova. Campeão em 2022, Giovani dos Santos chegou em segundo lugar este ano, com 50min49, seguido pelo tanzaniano Decta Bonephance, que chegou em 51min00.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"É a minha segunda vez aqui. A primeira vez foi em 2013. Eu não tinha muita experiência, estava iniciando na elite. Hoje tava muito quente, muito difícil, mas hoje sou um atleta experiente. Eu treino no calor, na chuva, no frio. Eu me adapto a todo tipo de clima. O atleta que não for inteligente e com certa experiência em provas difíceis assim não vai pro pódio. Eu tô muito feliz", comemorou Altobeli.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Altobeli acompanha Johnatas Cruz, que liderou boa parte da prova, mas passou mal devido ao calor

O forte calor citado pelo campeão da prova foi um dos principais adversários dos 13 mil participantes da corrida. O termômetro marcou 28ºC durante a corrida, mas com sensação térmica superior. Uma das vítimas do calor foi o mineiro Johnatas de Oliveira Cruz, que liderou boa parte da prova, mas sentiu o desgaste, passou mal e ficou pra trás na segunda metade da corrida, após a descida da Terceira Ponte.

LEIA TAMBÉM: Capixaba faz história na elite das Dez Milhas Garoto

"O calor pegou. Eu já sabia, pois vi a previsão para o horário da prova. Fiquei atento e eu tava aguardando os 40ºC. Me preparei psicologicamente, fiz uma prova estratégica e fiquei ali aguardando. Vi muitos atletas saindo na frente, puxando o ritmo, eu pensei em fazer a minha prova. E deu certo", analisou Altobeli.

Emoção a mais correndo nas ruas

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Com duas Olimpíadas no currículo, medalhas em Jogos Pan-Americanos e 14 vezes campeão do Troféu Brasil de Atletismo, Altobeli confessa que correr na rua tem um gostinho especial. Ele aprovou o apoio que recebeu de milhares de torcedores no entre a largada na praia de Camburi, em Vitória, e a chegada na fábrica da Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha.

"Participar uma Olimpíada é muito mais motivação, óbvio. Mas é só Olimpíada, Pan-Americano... As competições de atletismo de pista no Brasil não têm muito público. O público não vai assistir, não vai acompanhar, são muitas provas acontecendo ao mesmo tempo e o pessoal não presta atenção no que tá acontecendo. Rua não! Aqui foram 13 mil participantes, a galera assistindo, acompanhando, a galera gritando! É uma coisa diferente. É muito bacana, cara! Onde você vê duas mil pessoas assistindo a uma prova de pista no Brasil? Não tem. Mas aqui você vê 13 mil pessoas correndo uma prova de rua e acompanhando, perguntando quem foi o campeão. É outra ‘vibe’! Eu gosto de correr rua porque é contagiante, além, claro, da premiação. Tem essa energia que mexe com a gente. Às vezes, a gente tá cansado e vai na emoção dessa galera!", contou.

FOTOS | Veja os melhores momentos da 32ª edição das Dez Milhas Garoto 

Resultados oficiais: 

Elite feminino

1ª Scholastica Jepkemboi (QUE) — 58min24

2ª Franciane dos Santos Moura — 58min47 

3ª Amanda Aparecida de Oliveira — 59min10

4ª Larissa Marcelle Quintão — 1h00min08

5ª Marcela Cristina Cordeiro — 1h00min26

Elite masculino

1º Altobeli Santos da Silva — 50min24

2º Giovani dos Santos — 50min49

3º Decta Bonephance (TAN) — 51min00

4º Savio de Paula Silva — 51min14

5º Alequessandro Paula da Silva — 51min28

Categoria Atleta Capixaba

1ª Priscila Machado Moraes — 1h07min43

2ª Hellen Fante — 1h09min28

3ª Maysa Loss Klug — 1h13min06

Categoria Atleta Capixaba

1º Claudinei Pereira — 57min28

2º Luiz Gustavo Ventura — 57min59

3º Marcelo Siqueira da Costa — 59min57

Cadeirante Masculino

1º Leonardo de Melo — 41min05

2º Carlos Pierre Silva de Jesus — 44min57

3º Marcos Vinicius Barcellos da Silva —52min50

Cadeirante Feminino

1ª Jessica Gabrieli Gioacomelli —55min14

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.