/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Torneio de altinha agita a Praia da Costa neste fim de semana

O intuito do campeonato é a propagação da prática do esporte para que se torne ainda mais popular nas praias da Grande Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
A altinha tem se tornado comum nas praias da Grande Vitória. | Foto: Canalta Classe
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Neste sábado (22), a Praia da Costa, em Vila Velha, recebe a 1ª edição do Campeonato de Altinha 'Canalta Classe', um torneio que promete agitar a região. A competição terá início às 10 horas, com previsão de término até às 15 horas. O evento é gratuito. 

O intuito do campeonato é a propagação da prática do esporte para que se torne ainda mais popular nas praias da Grande Vitória. A cena tem se tornado comum: rodinhas de amigos trocando passes sem deixar a bola cair tomaram conta das praias. Em outros lugares do Brasil, a prática também cresce, mas o nome varia: embaixadinhas, controle, salão...

A altinha é uma modalidade que exige um preparo físico em dia e um enorme leque de atributos. É um esporte que trabalha coordenação motora, mobilidade das articulações, reflexo e todos os músculos do corpo. Segundo especialistas, pode-se queimar até 500 calorias por hora. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A disputa deste sábado será realizada entre 12 quartetos inscritos. Um dos organizadores do evento, Vinicius Prett, explicou a dinâmica da competição. "Cada quarteto terá um minuto de aquecimento e cinco minutos para apresentação. Há alguns quesitos que os jurados vão avaliar, como controle de bola, harmonia, agressividade. Basicamente, todos os critérios têm o mesmo peso, que vai de 0 a 10. O fato da bola cair no chão, por exemplo, não é um agravante de perda de ponto", pontuou Vinicius.    

Conheça mais sobre a altinha, modalidade que cresce nas praias da GV:

Durante as disputas entre os quartetos, um DJ ficará responsável por animar os jogos e o público, que poderá participar de sorteios. Após o término da competição, haverá a cerimônia de premiação. 

O evento é uma realização da Canalta Classe.

História da altinha

A altinha surgiu nas areias da Praia de Ipanema, virou febre no Rio, e ganhou o Brasil. A atividade adaptou os fundamentos do futvôlei para a prática em círculo, sem determinando número de jogadores, mantendo a bola sempre no alto - daí a origem do nome. O objetivo da altinha é, sem usar as mãos, não deixar a bola cair. E fazer isso da maneira mais bonita possível. Vale aproveitar os ombros, a cabeça e os pés, em rápidas bicicletas e voleios. Uma das características mais legais da altinha é que não há uma competição entre os jogadores e sim um espírito cooperativo. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Geralmente, a altinha é praticada à beira-mar e pode reunir gente de todas as idades, homens e mulheres. Afinal, nada melhor do que se exercitar e dar um mergulho no mar para refrescar. Como é preciso apenas uma bola de futebol (ou de futvôlei) e ao menos duas pessoas para a começar a jogar, a roda pode ser realizada em outros lugares, como parques e até quadras.

Serviço:

Data: 22 de setembro (sábado)
Horário: das 9h - 15h
Local: Av. Antônio Gil Veloso - Praia da Costa, Vila Velha (em frente a Construtora Canal) 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.