/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Campeonato Brasileiro não terá Árbitro de Vídeo na rodada deste final de semana

Apesar de ainda não confirmar oficialmente, na CBF já se admite que o recurso não poderá ser utilizado por falta de condições técnicas e de profissionais para operá-lo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - Mesmo após pedido direto do presidente da entidade que organiza o Campeonato Brasileiro, o Árbitro de Vídeo não terá a sua estreia na rodada deste final de semana. Apesar de ainda não confirmar oficialmente, na CBF já se admite que o recurso não poderá ser utilizado por falta de condições técnicas e de profissionais para operá-lo. Assim, o uso das imagens de TV para corrigir erros de arbitragem terá de ser adiado.

Na última segunda-feira, menos de 24 horas após o centroavante Jô marcar um gol de mão e dar a vitória ao Corinthians sobre o Vasco, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, pediu à Comissão Nacional de Arbitragem que o Árbitro de Vídeo passasse a ser utilizado "o quanto antes". A intenção era de que o sistema fosse utilizado já a partir deste sábado.

Desde então, o departamento de arbitragem da entidade tratou de acelerar os trâmites - havia a intenção de testar o sistema apenas nas últimas rodadas do Brasileirão. Havia, porém, uma série de problemas a se resolver: conseguir profissionais habilitados a operar o sistema, combinar com a Globo - detentora dos direitos de transmissão - a recepção das imagens e garantir a implantação em todos os estádios que receberão partidas na próxima rodada. E, em dois dias de reuniões, não se conseguiu resolver nenhum deles.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além da falta de estrutura na maioria dos estádios e da falta de profissionais, as próprias imagens de vídeo não puderam ser garantidas. Em comunicado, a Globo e a Globosat informaram que "colaboram com o projeto de vídeo arbitragem pois entendemos ser uma evolução natural do esporte", mas considerou que não há tempo hábil para ajudar na implantação do sistema. "Devido à complexidade da operação, esse é um projeto que demanda tempo para selecionar, treinar operadores, padronizar estádios com equipamentos necessários, simular testes com os times de operador de replay, técnico e árbitro de vídeo CBF", disse o texto.

A Globo e a Globosat informaram ainda que estão em conversas com a CBF "desde o início de 2016" e que já usaram o sistema em modo off-line (apenas para testes internos) e na final do Campeonato Pernambucano. Mesmo assim, não é possível fazer o mesmo já para a rodada deste final de semana.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Vale lembrar que o sinal dos jogos produzidos tanto pela Globo como pela Globosat tem o objetivo único de gerar a melhor cobertura e experiência para o telespectador. Para o projeto de vídeo arbitragem são necessários ajustes e inclusões de câmeras que não fazem parte do modelo atual de captação de TV", informou o texto.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.