/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Sport Capixaba de malas prontas para disputa da Copa Intercontinental na Ásia

O Sport Clube Capixaba Brasil está de malas prontas para a disputa da BTV Intercontinental Cup, competição que acontece no Vietnã, entre os dias 6 e 16 de novembro

Redação Folha Vitória
audima
audima
O Sport Clube Capixaba Brasil está de malas prontas para a disputa da BTV Intercontinental Cup
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Espírito Santo novamente no Oriente! Depois de 33 anos o futebol capixaba volta ao continente asiático para uma competição oficial. O Sport Clube Capixaba Brasil está de malas prontas para a disputa da BTV Intercontinental Cup, competição que acontece no Vietnã, entre os dias 6 e 16 de novembro e reúne 8 equipes de vários continentes como Europa, América e Ásia.

Além do time capixaba e, do anfitrião Becamex Bihn Duong, participam também da disputa as equipes do MSK Zilina da Eslováquia, as seleções da Coréia do Sul e do Japão (ambas sub-20), além dos times vietnamitas do Dong Tam, Than Quang Ninh e Da Nang F. C.  

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A viagem da equipe está programada para o dia 3 de novembro, quando a delegação capixaba com 22 jogadores embarca rumo ao sudeste asiático. Uma escala está programada nos Emirados Árabes Unidos, onde os jogadores devem realizar um treinamento, continuando a viagem no dia seguinte para o Vietnã.  

A Copa

A BTV Intercontinental Cup é uma competição realizada na Ásia e foi disputada pela primeira vez no ano de 1999. Em 2014 acontece a 14ª edição da Copa na cidade de Binh Duong, província ao sul do Vietnã, que coloca frente a frente equipe de várias partes do mundo. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O palco principal do evento será o estádio Go Dau Stadium, com capacidade para aproximadamente 23 mil espectadores, pertencente ao time do Becamex Bihn Duong, também na disputa da Copa. Vários clubes brasileiros já participaram da BTV Cup como o Grêmio Barueri/SP, Duque de Caxias/RJ, Bangu/RJ e Matsubara/PR. 

A participação do clube capixaba na competição tem anuência e liberação junto à Federação de Futebol do Estado, e consentimento formal da Confederação Brasileira da Futebol (CBF), a partir de convite oficial da Federação do Vietnã, via Confederação asiática, conforme informa o diretor da Fes Gustavo Vieira: “Trata-se de uma competição oficial. Houve autorização da Federação, e os devidos trâmites e comunicados junto a CBF”. 

O dirigente disse ainda que a presença de um clube local no exterior “é muito importante para o futebol capixaba. Proporciona intercâmbio técnico com equipes de outros continentes, e abre ainda um mercado novo para os jogadores e times locais. Esta participação conta com nosso apoio”.  

O elenco

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A equipe do Sport Clube Capixaba Brasil vem se preparando em Itapemirim, sul do Estado, no Centro de Treinamento do Zanata. Ao todo, cerca de 25 jogadores realizam treinamentos sob o comando do professor Antônio Carlos Branco, técnico que trabalhou por 15 anos no futebol asiático. 

De acordo com o gestor do clube Laurence Pessoa o grupo, concentrado a um mês, mescla jogadores jovens com atletas mais experientes. Segundo o dirigente esta é a receita para uma boa presença na competição: “sabemos que a participação já é um marco importante. Mas queremos fazer um bom papel na copa. Por isso, tivemos muito cuidado na montagem da equipe”. 

Formam o elenco jogadores experientes como o meio-campo Yves, ex-Flamengo e Vasco da Gama, o volante Guaçuí de passagens por Rio Branco, Serra e Americano/RJ, além de Ramon, que esteve no Rio Branco no ano passado, do capixaba Wander que estava no Vitória da Conquista/BA, e ainda Vandré Neves, goleiro que passou pelo Avaí, Joinville e que estava no futebol da Indonésia.  

Clube novato

Sport Clube Capixaba Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Fundado em 2013, o novato Sport Clube Capixaba Brasil de Domingos Martins já conseguiu acesso à primeira divisão do futebol capixaba em 2014, quando chegou título da segunda divisão, deixando para trás equipes tradicionais como Rio Branco e Serra.

Neste mesmo ano, o clube foi um dos representantes do Espírito Santo na tradicional Copa Nacional sub-17, e agora encara novo desafio ao levar o futebol do Estado para o outro lado do planeta.

Ainda de acordo com Laurence Pessoa “os resultados já alcançados na curta vida do clube, somados a participação da equipe na competição internacional mostram um rumo interessante para os próximos anos”.

Vitória campeão na Coréia 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07
Desde 1981 que uma equipe capixaba não participa de uma competição oficial no exterior. O Vitória Futebol Clube esteve no extremo oriente em 1979 e 1981. Nas duas oportunidades o “alvianil” de Bento Ferreira participou da Copa do Presidente na Coréia do Sul. 

Com duas campanhas de destaque, o Vitória chegou ao título de campeão em 1979, ao vencer na decisão a Seleção da Coréia por 2 a 1, gols de Naldo e Joadir. Dois anos mais tarde o alvianil voltaria ao país asiático, e desta vez para ficar com a terceira colocação, ao bater o Danúbio do Uruguai também por 2 a 1.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.