/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Seleção feminina de vôlei conquista a medalha de bronze

Brasil vence a Turquia por 3 sets a 1 a conquista a medalha de bronze no vôlei feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Miriam Jeske/COB
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Segundo país mais pódios olímpicos no vôlei feminino, o Brasil adicionou um bronze à sua coleção de medalhas. O pódio foi conquistado com vitória sobre a Turquia por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 27/25, 22/25 e 25/15, neste sábado (10), no penúltimo dia dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

A final do torneio acontece neste domingo (11), entre Estados Unidos — que venceram o Brasil na semifinal — e Itália.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

SEXTA MEDALHA DO VÔLEI FEMININO

Enquanto a seleção masculina vive crise técnica e não subiu ao pódio nos últimos dois Jogos Olímpicos , a equipe feminina volta para casa com medalha pela segunda vez seguida em Olimpíadas. São, agora, seis medalhas olímpicas para as mulheres do vôlei: ouros em Londres-2012 e Rio-2016, prata em Tóquio-2021 e bronzes em Atlanta-1996, Sydney-2000 e, agora, em Paris.

Das seis medalhas, quatro delas foram com o técnico José Roberto Guimarães no comando da equipe. As exceções foram em 1996 e 2000, quando o técnico da seleção brasileira feminina era Bernardinho.

VEJA TAMB´ÉM: Brasil cai diante dos EUA de novo e fica com a prata no futebol feminino

COMO FOI O JOGO

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Um pequeno apagão no início da partida parecia que seria mau presságio ao Brasil. Mas não foi. Ao contrário do que aconteceu na semifinal, a equipe se recuperou rápido, tirou vantagem de três pontos que as turcas haviam aberto e tomaram a ponta. Houve algumas trocas de liderança no placar, mas, na reta final do primeiro set, a seleção brasileira foi mais consistente e eficiente e fechou em 25 a 21.

Mais experiente do grupo, a central Thaísa chamou a responsabilidade para si, assim como Gabi, que terminou o jogo com 28 pontos.

O segundo set foi desafiador para as brasileiras, que sofreram com os ataques turcos e passaram a maior parte em desvantagem, tendo de correr atrás. A Turquia conseguiu abrir 19 a 15. No entanto, na reta final, Rosamaria e Gabi tomaram a frente e o Brasil fechou em 27 a 25.

O embalo foi freado com ótimo desempenho da Turquia, liderada por Vargas e Cebecioglu, que viraram grande maioria das bolas e garantiram o placar de 25 a 22 no terceiro set para a equipe europeia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O brilho, a eficiência e até a sorte retornaram no quarto set para o Brasil. Os saques e os ataques entraram e a defesa voltou a ser mais segura. Thaísa novamente teve jornada de brilho, desta vez não só no bloqueio. Virou bolas importantes no meio de rede e nos saques. Gabi mostrou sua habitual agressividade no ataque e o Brasil fechou em 25 a 15 e o jogo em 3 a 1.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.