/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Russo Daniil Medvedev vence o belga David Goffin por 2 sets a 0, e fatura título do Masters 1000

O tenista de 23 anos havia superado o líder do ranking mundial com uma vitória de virada na luta por uma vaga na decisão

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Instagram
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Responsável pela surpreendente eliminação do sérvio Novak Djokovic nas semifinais disputadas no sábado (17), o russo Daniil Medvedev venceu o belga David Goffin por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/4, no domingo (18), e faturou o título do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.

Um dos mais talentosos jogadores da nova geração, o tenista de 23 anos havia superado o líder do ranking mundial com uma vitória de virada na luta por uma vaga na decisão. E agora confirmou a sua condição de oitavo colocado da ATP contra o rival da Bélgica, hoje o 19º do mundo, para comemorar o seu primeiro título de um torneio da série Masters.

Medvedev chegou a lutar para conquistar este feito há uma semana, quando disputou a final do Masters 1000 do Canadá, em Montreal, mas acabou sendo arrasado pelo espanhol Rafael Nadal. E no domingo anterior, o russo ainda participou de uma outra decisão, no ATP 500 de Washington, mas foi batido pelo australiano Nick Kyrgios.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Não teria sido uma boa sensação se eu tivesse perdido três finais em sequência. Então esse título foi um alívio e estou muito feliz", disse o russo, em entrevista ao canal ESPN, logo após o seu triunfo sobre Goffin.

Ao todo nestas três últimas semanas, ele fez uma maratona de 16 partidas realizadas em um intervalo de apenas 20 dias. "Finalmente levantar o troféu nesta semana é um sentimento incrível", disse Medvedev, que aos 23 anos se tornou o campeão mais jovem em Cincinnati desde quando o britânico Andy Murray conquistou o Masters 1000 local em 2008, com apenas 21.

Esse foi o quinto - e mais importante - título do russo na elite profissional do tênis. E este troféu fará também com que ele deixe a oitava posição do ranking mundial e entre no Top 5 da ATP, cuja listagem voltará a ser atualizada nesta segunda-feira. E isso representa um grande feito para o próprio tênis da Rússia, que não tem um jogador entre os cinco primeiros colocados desde 5 de junho de 2010, quando Nikolay Davydenko figurava no Top 5.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Já Goffin, que já fez parte do grupos dos dez primeiros do ranking, vai saltar do 19º lugar para o Top 15 nesta segunda-feira. O belga de 28 anos lutava para conquistar o seu quinto título na ATP, mas não conseguiu desbancar o favoritismo de Medvedev.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.