/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Red Bull testará em Monza mudança no motor e espera ganhar até 0,3s por volta

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O australiano Daniel Ricciardo deve testar a Red Bull com mudanças na unidade de potência do motor Renault. O novo "Spec C" será utilizado pelo piloto nos treinos livres de sexta-feira para o Grande Prêmio da Itália. Dependendo do desempenho do carro, ele e seu companheiro de equipe, o holandês Max Verstappen, poderão utilizá-lo no classificatório e na corrida no final de semana.

O diretor técnico de motores da Renault, Remi Taffin, disse nesta quinta-feira que a unidade pode entregar cerca de 0,3s por volta de vantagem em um circuito como o de Monza, a pista mais rápida que os pilotos enfrentam durante a temporada de 2018. No entanto, ele acrescentou que depende do combustível que será utilizado - a Red Bull usa a ExxonMobil enquanto a Renault funciona melhor com o BP/Castrol.

"Vou testar na sexta e depois tomaremos uma decisão sobre o que faremos com isso. Espero ver alguma diferença para melhor, mas se é um décimo, três décimos, veremos. De qualquer forma, se é uma melhoria, é melhor que nada. Espero uma melhora com isso, mas eu não poderia te dizer em termos de tempo de volta. Alguns décimos seria bom", complementou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Se optarem pela atualização do motor, a dupla deverá perder posições no grid e largar nas últimas posições. No entanto, como o circuito de Monza não é uma das etapas que a Red Bull é favorita para vencer, é capaz que a escuderia opte por fazer a alteração no final de semana.

"Adoraria terminar entre os primeiros em Monza. Mas, obviamente, olhando para o GP Cingapura (que a Red Bull tem mais chances de vitória), concordo que a mudança seja feita agora. Cingapura, que é a próxima etapa, é um lugar que você não pode arriscar ter uma penalidade", justificou Ricciardo.

A decisão também se justifica porque a Red Bull ocupa a terceira colocação no Mundial de Construtores com 238 pontos e está muito à frente da Renault, a quarta colocada. Por isso é um momento tranquilo para mudar. No entanto, a Renault não deve promover a mudança na unidade de potência da sua própria escuderia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Isso porque a Renault tem 82 pontos no Mundial de Construtores e está apenas seis na frente da Haas. O espanhol Carlos Sainz Junior afirmou que confia na decisão da equipe de trabalho da Renault de manter seu motor "Spec B".

"Se a decisão da minha equipe não é fazer a mudança porque não é confiável ainda com o combustível que usamos, isso significa que precisamos esperar", disse ele. "Quero terminar as corridas, quero continuar aprendendo com o carro, quero continuar a fazer o carro mais rápido, e acho que no momento precisamos do 'Spec B'. Espero que seja bom o suficiente para nos manter em quarto dos Construtores ao final do ano", emendou.

As atividades do fim de semana do GP da Itália começam nesta sexta-feira com a realização de dois treinos livres no circuito de Monza, sendo o primeiro deles às 6 horas (de Brasília). A largada da corrida foi agendada para as 10h10 de domingo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.