/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Bartomeu critica Neymar após ida ao PSG e diz que atacante é 'passado' para Barça

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Barcelona - O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, criticou nesta segunda-feira a forma pela qual Neymar se transferiu para o Paris Saint-Germain, clube que oficializou e apresentou o atacante brasileiro como reforço na semana passada naquela que se tornou a contratação mais cara da história do futebol.

Em um discurso proferido durante um congresso apoiado pelo Barça, o dirigente deixou clara a sua insatisfação com a postura adotada pelo brasileiro durante a negociação, na qual o clube francês aceitou desembolsar 222 milhões de euros (cerca de R$ 819 milhões), que era o valor de sua multa rescisória de contrato, para tirá-lo do Barcelona.

"Prevíamos que Neymar poderia sair, e por isso aumentamos a cláusula (rescisória). Estamos trabalhando para buscar seu substituto. A decisão, fosse a que fosse, seria boa para o Barça. Se ficasse, manteríamos um grande jogador. E, se fosse embora, ganharíamos uma grande quantia. Com esta cláusula temos todas as garantias para contratar. A forma como ele saiu não foi das melhores, não é a que deve ter um jogador nosso", disse Bartomeu.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O dirigente também tratou o brasileiro como "passado" ao demonstrar o seu descontentamento com a maneira como o craque conduziu a transferência para o PSG. "Somos o Barcelona, um clube querido ao redor do mundo. Mas, antes, queremos dar por encerrado um capítulo do passado. Neymar fez parte de nosso clube, mas agora já é história. Foi uma decisão sua e fizemos tudo que estava ao nosso alcance para que ficasse. Sempre atuando com a responsabilidade que nos cabe, respeitamos a sua decisão. Tudo tem um limite e nenhum jogador pode estar acima do Barcelona", ressaltou Bartomeu, para depois completar: "Nenhum interesse individual pode estar acima dos interesses coletivos da entidade, nenhum".

Com a ida ao Paris Saint-Germain, Neymar espera, enfim, ser eleito o melhor jogador do mundo, um objetivo que ele começou a almejar ainda em 2013, quando trocou o Santos pelo Barcelona. Mas, para alcançar esse feito, o craque terá de mudar a história do prêmio. Nunca um jogador de um clube francês foi escolhido o melhor do planeta pela Fifa. Quem chegou mais perto foi Papin, que ficou entre os três finalistas, em 1991, quando jogava pelo Olympique de Marselha.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ao optar por jogar no PSG, Neymar sairá da sombra de Messi no Barcelona, mas o atacante negou na última sexta-feira, em sua apresentação oficial, que o maior protagonismo que terá no time francês o motivou a deixar o time espanhol. Ele também negou que a questão financeira foi determinante para a sua ida à equipe parisiense e destacou que estava buscando "algo novo" e "novos desafios" para a sua carreira.

MESSI É EXALTADO - Neymar, porém, decepcionou os dirigentes do Barcelona após o clube tentar convencê-lo a seguir no time espanhol e o atacante optar pela sua ida ao PSG, adotando um caminho diferente do que o escolhido por Messi, que teve a continuidade do seu longo compromisso com o Barça exaltada por Bartomeu nesta segunda-feira, quando citou o exemplo do astro argentino para alfinetar a postura do brasileiro.

"O compromisso e a fidelidade de Leo Messi deverá ser um exemplo a seguir para todo aquele jogador que vista a nossa camisa. Esta temporada vamos deixar de falar do tridente (ofensivo que era formado por Neymar, Messi e Suárez) e passaremos a falar do time. Mantemos o melhor jogador da história, Leo Messi, que seguirá sendo o líder deste time", afirmou o dirigente, colocando o status do astro argentino à frente até mesmo ao de Pelé e Maradona.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.