/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Festa no Klebão! Estádio completa dois anos de sua reestreia oficial

O jornal online Folha Vitória e a TV Vitória registraram momentos especiais, que ficaram marcados na memória de atletas e também do público capixaba. Confira!

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Palco de clássicos estaduais, clubes nacionais e também show e jogos internacionais. Ainda em sua coleção de rimas, o Estádio Estadual Kleber Andrade, ou melhor, 'Klebão', traz palavras como emoção e vibração. Após sua reestreia, o estádio completa nesta terça-feira (23) dois anos desde sua primeira partida oficial, entre Rio Branco e São Mateus, no dia 23 de agosto de 2014. Com o placar de 3 a 1 para o Capa Preta, o Klebão reiniciou sua história de importância no futebol capixaba, caiu de vez na rota de clubes nacionalmente conhecidos, e já conta com cerca de 28 partidas oficiais em seu novo gramado.

Gol de Márcio Fernandes na partida entre Rio Branco e Vasco da Gama Foto: Divulgação/Rio Branco AC

Inaugurado em 1983, o estádio era propriedade do Rio Branco Atlético Clube, e registrou seu maior público três anos depois, no jogo entre o dono da casa e o Vasco da Gama. Com 32.328 pagantes e público presente estimado em mais de 50 mil pessoas, a partida foi válida pela Série A do Campeonato Brasileiro, e o Kleber Andrade na elite desde o início. Em 2008 o estádio foi comprado pelo Governo do Espírito Santo, vindo a passar, anos depois, por uma ampla reforma, e sendo entregue em 2014.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O Espírito Santo precisava de um novo palco para grandes partidas. Assim destacou o presidente da Federação Capixaba de Futebol, Gustavo Oliveira Vieira, que completou com a vantagem de ainda contar com um estádio para receber partidas de clubes nacionalmente conhecidos.

“Precisávamos de um novo campo para um público superior ou quase 20 mil pessoas. A final entre Desportiva e Rio Branco, que contou com praticamente 16 mil pessoas presentes, não seria possível ser realizada em outro local. Além disso, ganhamos a possibilidade de receber, posteriormente, jogos nacionais e internacionais”, explicou Gustavo Vieira. 

Estádio Kleber Andrade durante reforma Foto: Reprodução Facebook
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

E foi o que realmente aconteceu! Antes mesmo de sua primeira partida oficial, o estádio foi utilizado como local de treinamento para a seleção de Camarões durante a Copa do Mundo, e após sua reinauguração recebeu clubes como Cruzeiro, Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-PR, América-MG, Atlético Goianiense, Internacional, Seleção Olímpica Brasileira, entre outros.

Para o presidente Gustavo Vieira, o Kleber Andrade ganha por ter a vantagem de uma fácil logística de mobilidade para vários clubes. E finalizando, o presidente ainda destaca a importância do monumento para o futebol local, quem tem contado com portas abertas para a realização de diversos jogos.

“O estádio tem sido utilizado para diversas competições, desde a categoria de base até adulto. Em especial, o Kleber Andrade é uma conquista para o futebol local, e vamos fazer sempre o possível para que os clubes do Espírito Santo sempre possam encontrar o estádio com as portas abertas”, completou Gustavo Vieira.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Acompanhando as principais competições e eventos que aconteceram no Kleber Andrade desde sua reinauguração, o Jornal Online Folha Vitória e a TV Vitória registraram momentos especiais, que ficaram marcados na memória de atletas e também do público capixaba. Confira!

Primeira Partida Oficial – Copa Espírito Santo, Rio Branco 3 x 1 São Mateus 23/08/2014

Antes mesmo de Rio Branco e São Mateus protagonizarem a primeira partida oficial do novo Kleber Andrade, entraram em cena os operários que trabalharam na obra. Na programação estiveram 05 jogos entre times de operários e de servidores públicos, além do jogo principal entre Rio Branco e Seleção Capixaba, que contou com a presença do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ali o estádio já recebia seus primeiros gols.

Primeira partida oficial do novo Kleber Andrade foi entre Rio Branco e São Mateus Foto: ​Leonardo Gurgel

Fábio Schumacher, um dos operários que atuou na obra, não participou da partida de "confraternização", mas contou sobre sua participação durante o período da reforma. Para Fábio, o estádio Kleber Andrade foi mais uma forma de alimentar a paixão dos capixabas pelo futebol, mas desta vez, com um grande palco.  

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

“Quando soube que iria trabalhar na parte de concretagem do estádio fiquei muito feliz, porque sabia que era um lugar com potencial para grandes jogos. Após a entrega do local, levei meu filho para assistir um jogo do Flamengo, e foi emocionante ver o local lotado de torcedores. Fiz questão de dizer a ele que tive participação nesta obra”, contou Fábio Schumacher.

Com transmissão ao vivo da TV Vitória do Folha Vitória, a primeira partida contou com a presença de pouco mais de 4 mil pessoas, belíssimos gols e a vitória do Rio Branco por 3 a 1 contra o São Mateus. Apesar do show do jogador Carlos Vitor, que marcou duas vezes para o Rio Branco, o primeiro jogador a marcar na reestreia no Kleber Andrade foi o baiano Nadson Rodrigues, o Nadgol.

Nadson na partida de reestreia do Kleber Andrade Foto: ​Leonardo Gurgel

Apesar de atualmente estar fora do futebol, a lembrança do primeiro gol no estádio capixaba ainda é guardada com carinho pelo atacante. O lance do gol é lembrado nos mínimos detalhes. De Nadson, para Badinho. De Badinho para Roni. Roni cruza para Nadson, e assim a bola termina no fundo da rede. O baiano garante que assim como ele que entrou para história da reinauguração, o Kleber Andrade também está entre suas principais histórias como jogador de futebol.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

“Guardo esse jogo na memória, como se fosse ontem. Na semana da partida eu nem dormi direito, por conta da ansiedade. Lembro da grande divulgação feita, e sabia que tinha que fazer daquele jogo o mais importante, e foi o que aconteceu. Fiz o primeiro gol no novo Kleber Andrade, e é uma das melhores lembranças que tenho no futebol capixaba”, contou Nadson.

Veja a galeria de fotos da reestreia oficial do Kleber Andrade

Badinho participou do lance do primeiro gol Foto: Reprodução Facebook

Com participação no lance do primeiro gol, Badinho, que defendia o São Mateus, é outro atleta que guarda a partida com muito carinho. O capixaba chegou a atuar, ainda garoto, no estádio antes de sua reforma, e garante que a mudança foi para melhor.

“Apesar da derrota, foi muito bom ter participado daquela partida. Não vencemos, mas desfrutamos de um estádio com boa estrutura, um bom gramado e em um momento especial. Cheguei a jogar no Kleber antes da reforma, ainda garoto, e a diferença era nítida. Foi um privilegio poder participar deste momento”, compartilhou Badinho.

Carlos Vitor fez dois gols na partida Foto: ​Reprodução Facebook
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

E não foi apenas para Nadgol e Badinho que o jogo foi especial. Grande estrela da partida com dois gols, Carlos Vitor, que atualmente joga nos Estados Unidos, não tem dúvida de que este confronto o consagrou como jogador.

“Aquela partida foi uma das mais importantes na minha carreira. Era tudo novo, diferente, outra estrutura. Foi um jogo completo. Torcida presente, times e jogadores empolgados e envolvidos, e ainda tive a oportunidade de ajudar o clube a vencer. Além disso, foi um campo em que, como jogador, senti prazer em jogar, e sei que o estádio ainda vai contribuir muito com o futebol capixaba”, contou Carlos Vitor. 

Paul McCartney abre nova turnê brasileira no Kleber Andrade, 10/11/2014

Paul durante show realizado no Kleber Andrade Foto: Reprodução Facebook

E não foi apenas futebol que aconteceu após a reestreia oficial do estádio. O cantor Paul McCartney lotou as arquibancadas e área do gramado do estádio Kleber Andrade no dia 10 de novembro de 2014. O show começou às 21h03 e levou o público ao delírio.

Veja a galeria de fotos do evento!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_09

De acordo com a organização do show, cerca de 34 mil pessoas foram ao estádio acompanhar a apresentação que entrou para a história do Espírito Santo, como o primeiro grande show de uma estrela internacional. A apresentação também inaugurou o estádio que pode abrir precedentes para outros mega shows.

Clássico dos Gigantes – Final Capixabão 2015 Rio Branco x Desportiva, 16/05/2015

Final entre Desportiva e Rio Branco Foto: Rodrigo Araújo ​

Dois gigantes do futebol capixaba que não se encontravam em uma final há 30 anos. Uma final de capixabão para ninguém botar defeito. Rio Branco (fundado em 1913) e Desportiva (1963), sempre que se enfrentam, é promessa de muita emoção para seus torcedores. Lances perigosos, pênalti, gols desperdiçados e muitas faltas. Não faltaram lances de tirar o fôlego do torcedor no clássico que definiu o grande campeão do Campeonato Capixaba 2015.

Confira a galeria de fotos do primeiro confronto da final do Capixabão 2015

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_10

Apesar da vantagem conquistada no primeiro confronto, o Capa Preta não teve vida fácil em campo. A Desportiva chegou a sair na frente, abrindo o placar ainda no primeiro tempo, mas não foi o suficiente para sair de campo com o título. E assim, Rio Branco leva o título da competição.

Kleber Andrade de vez na rota de clubes nacionais

Caindo de vez na graça dos amantes do futebol, o estádio Kleber Andrade se consolida na rota de grandes clubes nacionais. Times como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-PR, Santos e Internacional fizeram aqui confrontos válidos pelo campeonato brasileiro, contando com a participação de capixabas nas arquibancadas.

Seleção Olímpica no ES

Brasil e Paraguai se enfretaram no Klebão Foto: Divulgação

A seleção olímpica de futebol também marcou presença no Kleber Andrade. Ainda em preparação para os Jogos Rio-2016, o time deixou sua marca em Cariacica. No dia 27 de março de 2015, a seleção brasileira enfrentou o Paraguai, e contou com forte presença dos capixabas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_11

Já o segundo confronto foi contra a Nigéria, em março deste ano. Após sofrer gol no primeiro minuto de jogo, os brasileiros não conseguiram uma boa atuação em campo, saindo com a derrota.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.