/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Após reunião no Rio, Wada tira Quênia de lista de países que não combatem doping

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima

Rio -

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) retirou o Quênia da lista de países que não cumprem o código de conduta da entidade para combater o doping. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira após o parlamento do país introduzir uma nova legislação para punir atletas cujos exames indicaram o uso de substâncias ilícitas.

A decisão aconteceu depois de uma reunião do chamado Quadro de Fundação, formado por 38 pessoas, no Rio de Janeiro. A reputação do Quênia ficou manchada após mais de 40 atletas do país serem flagrados no doping nos últimos quatro anos. Por conta disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ameaçou deixar o Quênia de fora dos Jogos Olímpicos do Rio.

O país africano entrou, em maio passado, para a lista da Wada de países considerados ineficazes no combate ao doping. A Agência Mundial justificou que o governo local não estava alinhado com as regras antidoping. Entre os atletas punidos está a maratonista Rita Jeptoo, flagrada depois de receber US$ 500 mil como premiação por ter sido campeã do principal circuito de maratonas do mundo em 2014.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.