/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Problemas de saúde tiram Van Basten do AZ Alkmaar

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Considerado um dos maiores atacantes de todos os tempos, Marco Van Basten foi obrigado a se aposentar ainda jovem por conta das diversas lesões em seu joelho. Agora, o holandês vê sua carreira como treinador ser interrompida por problemas de saúde. Em nota oficial divulgada na última quinta-feira, o AZ Alkmaar anunciou que o treinador ficará afastado do cargo "inesperadamente por mais tempo do que se previa".

"O treinador está lutando com assuntos pessoais e há algum tempo apresenta desconforto físico. Estes sintomas podem ser tão graves que, no curto prazo, ele não é capaz de realizar o seu trabalho com competência. O AZ deseja muita força a Marco e a sua família", informou o clube, por meio de comunicado. A imprensa europeia especula que a causa da saída temporária de Van Basten são problemas cardíacos. Segundo relatos, ele viria sofrendo com palpitações desde a morte do seu pai, no mês passado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Por conta disso, Van Basten já não comanda o elenco no próximo sábado, em partida contra o Dordecht, pelo Campeonato Holandês. Seus auxiliares Dennis Haar e Alex Pastoor serão os seus substitutos no comando da equipe de Alkmaar. Após boa passagem pelo Heerenveen, Van Basten havia chegado ao AZ nesta temporada. Em sua carreira como técnico, o holandês de 49 anos também já havia comandado a seleção holandesa na Copa de 2006 e também o Ajax, tradicional clube do seu país.

Van Basten marcou história como jogador de futebol. Revelado em 1981 pelo Ajax, o centroavante ganhou três edições do Campeonato Holandês, e foi artilheiro de quatro edições do torneio nacional, marcando 121 gols ao todo. Em 1987, o jogador foi contratado pelo Milan e, mesmo com o histórico de lesões, marcou 90 gols pela equipe, venceu três edições do Campeonato Italiano, uma da Liga dos Campeões e faturou o título de melhor jogador do mundo em 1992. Pela seleção holandesa, foi o principal expoente da equipe que venceu a Eurocopa de 1988. Aos 31 anos, teve de encerrar sua brilhante carreira devido aos problemas físicos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.