Servidores do ES terão expediente normal em dias de jogos da seleção feminina na Copa
Prefeituras da Grande Vitória avaliam se terão expediente reduzido nos dias em que Seleção for entrar em campo
Diferentemente do que decidiu a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que funcionará em horário especial, com carga horária reduzida, nos dias dos jogos da Seleção Feminina de Futebol na Copa do Mundo deste ano, o governo do Estado informou nesta terça-feira (18) que manterá seu regime de expediente sem alterações.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino, a ser realizada na Austrália e na Nova Zelândia, começa na próxima quinta-feira (20) e vai até 20 de agosto, quando acontece as finais da disputa pelo título mundial.
As informações de que os servidores estaduais cumprirão a jornada de trabalho normal durante a participação da Seleção no campeonato foram confirmadas pela Secretaria de Estado do Governo (Seg), por nota.
Prefeituras avaliam mudança no horário do expediente em dias de jogos
A reportagem do Folha Vitória procurou as prefeituras da Grande Vitória nesta terça-feira, para saber se haverá mudança no horário do expediente dos servidores nos dias em que o Brasil for entrar em campo na Copa do Mundo.
As prefeituras de Cariacica e Vila Velha informaram, via assessoria, que ainda estão avaliando se vão aderir ou não ao horário especial de expediente nos dias de jogos da Seleção.
A Prefeitura de Vitória de Vitória, por sua vez, disse que manterá expediente normal durante a Copa. A reportagem aguarda retorno do questionamento feito à Prefeitura da Serra. Assim que a resposta for encaminhada pelo município, este texto será atualizado.
Ales vai funcionar em horário especial
Conforme ato assinado pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Marcelo Santos (Podemos), o horário do expediente na Ales vai começar ao meio-dia na partida do Brasil contra o Panamá, e às 11 horas, no jogo contra da seleção contra a Jamaica.
O presidente da Ales afirma que a decisão foi tomada levando em consideração vários fatores, entre eles a tradição nacional de acompanhar e torcer pela Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo.
"Dessa forma, a Ales busca incentivar a torcida não apenas para os jogos da seleção masculina, mas também para a seleção feminina, que representa o País com garra e talento nas competições internacionais ", disse Marcelo.
A Ales reforça que a mudança no horário de funcionamento da Casa não trará prejuízos ao serviço prestado ao público, uma vez que alguns setores, como os que desempenham suas funções em regime de escala e os que não admitem paralisação, estarão excluídos da alteração do horário.
A definição do expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de Futebol segue uma tendência observada em diversos órgãos dos Poderes Públicos, tanto em âmbito estadual quanto federal. Essa uniformidade demonstra a importância atribuída ao futebol feminino e o desejo de incentivar sua visibilidade e reconhecimento.
O Legislativo também pontua que os horários dos jogos da Copa do Mundo de 2023, divulgados oficialmente pela FIFA, foram considerados na elaboração da medida.
Sendo assim, o expediente terá início a partir das 12h no dia 24 de julho e a partir das 11h no dia 02 de agosto.
"Não podemos ter dois pesos e duas medidas, são atletas que defendem a nossa tradicional camisa amarela da seleção brasileira e se tem uma coisa que une todo o país é a nossa seleção", afirmou o presidente da Ales.
Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da comunidade de política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Por fim, a Ales ressalta que a compensação das horas não trabalhadas será realizada até o dia 22 de dezembro de 2023, assegurando o cumprimento das obrigações laborais e evitando quaisquer impactos negativos nos serviços prestados pela ALES.
Copa será a primeira com 32 seleções
A Copa do Mundo de futebol feminino 2023 começará no próximo dia 20 de julho. Os jogos serão realizados na Oceania, divididos entre Austrália e Nova Zelândia, até o dia 20 de agosto.
A Copa do Mundo Feminina de 2023 será a maior de todos os tempos e também a primeira com 32 seleções. O formato será igual ao torneio masculino: oito grupos de quatro países, com os dois primeiros se classificando para o mata-mata.
O Brasil estará no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá, e será a oportunidade de conquistarmos a primeira estrela da seleção feminina na competição.