Estrela brasileira da natação quer deslanchar carreira no Pan
ernanda Goeij, que fará sua estreia na competição com apenas 18 anos, tenta medalha inédita para o país nos de 200 m costas e 400 m medley
Depois de quebrar um longo tabu no Troféu Maria Lenk, com apenas 18 anos, Fernanda Goeij pode colocar o país em outro patamar na natação dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.
Nascida em Curitiba, a nadadora - que também morou em Vila Velha, no Espírito Santo, e chegou até a treinar nos Estados Unidos para crescer no esporte - pode se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha nos 200 m costas ou, até mesmo, o primeiro ouro nos 400 m medley feminino.
Após brilhar no Troféu Maria Lenk, principal competição nacional da modalidade, em que levou o ouro nos 200 m costas - com tempo próximo ao do recorde da prova, que pertence à ex-nadadora Joanna Maranhão -, Goeij conquistou a vaga no Pan Lima 2019 e tenta, agora, fazer história a nível internacional.
Bastante focada, Fernanda chegou a viajar aos EUA, com seu técnico Rodrigo Herval, escolhendo um local a 2.100 metros acima do nível do mar para melhorar sua performance. Com isso, ela pretende não só conquistar bons resultados em Lima 2019, mas também a tão sonhada vaga olímpica em Tóquio 2020.
“Meus treinos nos EUA foram bem intensos, além de muito focados nos meus ritmos de prova, com uma boa e pesada preparação física. Sempre treinei com total dedicação, buscando meu melhor, para tentar baixar meu tempo nos 200 m costas, já visando o índice olímpico”, disse.
As provas da natação começam a ser disputadas no dia 6 de agosto, e Fernanda entra nas águas de Lima no dia 7, para a disputa da fase eliminatória nos 200 m costas, e no dia 9, quando estreia nos 400 m medley.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Com informações do R7.