/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Lebron James diz que Trump tenta utilizar o esporte para dividir os EUA

Ainda à CNN, ele afirmou que nunca se sentaria para conversar com Trump, algo que faria com o ex-presidente Barack Obama.

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima


pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O astro da NBA Lebron James criticou nesta terça-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na opinião do novo reforço dos Los Angeles Lakers, o mandatário do país tem "utilizado o esporte para dividir os cidadãos".

"Estamos em uma situação agora, nos Estados Unidos, onde toda a questão racial foi intensificada. Acho que nosso presidente está tratando de nos dividir. O que tenho percebido é que nos últimos meses ele tem utilizado o esporte para nos dividir e isso é algo que não consigo entender", disse em entrevista à emissora CNN.

O comentário foi uma resposta do jogador às críticas feitas por Donald Trump aos jogadores negros da liga de futebol americano (NFL). Alguns atletas têm se ajoelhado durante o hino nacional, sempre executado antes das partidas.

A atitude é um protesto contra a violência policial contra negros nos EUA. Trump postou no Twitter que "se ajoelhar não tem nada a ver com a raça. É sobre respeito pelo nosso país, pela nossa bandeira e pelo nosso hino. A NFL deveria respeitar isso", escreveu.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O presidente norte-americano sugeriu ainda que os donos das equipes passem a multar atletas que tiverem tal atitude. Lebron se indignou. "Não dá para ficar calado e não dizer nada diante do que ele está fazendo", afirmou.

Para o jogador de basquete o esporte tem sempre o caráter de união. "Graças ao basquete tive a oportunidade de conviver com brancos pela primeira vez", disse. Lebron tem diversas ações sociais na tentativa de diminuir a desigualdade social no país. Recentemente inaugurou uma escola pública voltada a crianças com pouco recursos em sua cidade natal em Akron, no estado de Ohio.

Ainda à CNN, ele afirmou que nunca se sentaria para conversar com Trump, algo que faria com o ex-presidente Barack Obama. As críticas feitas agora não foram às primeiras ao atual mandatário dos Estados Unidos. Em agosto do ano passado, Lebron disse que Trump era um imbecil.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na ocasião, o armador Stephen Curry, do Golden State Warriors, disse que não iria à Casa Branca ser recepcionado pelo presidente. Trump, então, rebateu a provocação e afirmou que iria retirar o tradicional convite feito aos times campeões de ser recepcionado pelo mandatário do país.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.