/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Djokovic vence fácil e avança às quartas em Wimbledon; Demoliner cai nas duplas

Novak Djokovic confirmou favoritismo com tranquilidade ao vencer o Adrian Mannarino por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/6 (7/5) e 6/4

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Depois de ter a sua partida contra o francês Adrian Mannarino adiada para esta terça-feira por falta de luz natural no final da programação de jogos da última segunda em Londres, Novak Djokovic confirmou favoritismo com tranquilidade ao vencer o adversário por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/6 (7/5) e 6/4, e avançar às quartas de final de Wimbledon.

Cabeça de chave número 2 desta edição da mais importante competição de tênis realizada em quadras de grama, o sérvio assim deu um novo passo em busca de seu quarto título do Grand Slam inglês, onde se sagrou campeão anteriormente em 2011, 2014 e 2015 e ficou com o vice em 2013.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Com o triunfo, Djokovic se credenciou para enfrentar nas quartas de final o checo Tomas Berdych, 11º pré-classificado, que na última segunda-feira superou o austríaco Dominic Thiem por 3 sets a 2, com 6/3, 6/7 (1/7), 6/3, 3/6 e 6/3.

Essa também foi a segunda vitória de Djokovic em dois jogos contra Mannarino, atual 51º colocado da ATP, que no confronto anterior com o sérvio foi batido justamente em Wimbledon, no ano passado, também em sets diretos. Contra Berdych, veterano de 31 anos e semifinalista de Wimbledon no ano passado, Djokovic irá defender uma enorme vantagem no retrospecto de 25 vitórias e apenas duas derrotas em 27 partidas com o checo.

No Grand Slam de Londres, porém, será um "tira-teima" entre os dois, pois cada um acumulou um triunfo nos dois confrontos que travaram na capital inglesa - o atual 15º colocado da ATP levou a melhor no primeiro deles, em 2010, antes de o hoje 4º tenista do mundo dar o troco em 2013. Naquela partida de quatro anos atrás, por sinal, 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Djokovic deu início a uma sequência de 12 triunfos seguidos sobre o adversário, que apenas no ano passado foi batido pelo sérvio por quatro vezes: em Doha, em Roland Garros e nos Masters 1000 de Miami e no Canadá.

Djokovic foi o último quadrifinalista definido do torneio masculino de simples, que teve todas as suas outras partidas das oitavas de final realizadas na última segunda-feira. Uma delas marcou o avanço do luxemburguês Gilles Müller, que eliminou o espanhol Rafael Nadal em uma batalha de cinco sets que demorou 4h47min na quadra central. E a falta de luz natural após este longo duelo impediu que o sérvio entrasse para jogar na quadra central em seguida para enfrentar Mannarino na segunda.

Com o triunfo expressivo sobre o número 2 do mundo, Müller avançou para encarar o croata Marin Cilic nas quartas de final. E quem ganhar esta partida enfrentará o ganhador da partida entre o britânico Andy Murray, atual campeão, e o norte-americano Sam Querrey. Já quem levar a melhor na partida entre Djokovic e Berdych terá pela frente o vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer e o canadense Milos Raonic. Todas as partidas das quartas de final estão programadas para esta quarta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
No duelo desta segunda contra Mannarino, Djokovic só enfrentou maiores dificuldades no segundo set, no qual chegou a ter o saque quebrado por uma vez e só venceu a parcial no tie-break. Entretanto, foi dominante nas outras duas parciais e ao total converteu quatro de dez break points para encaminhar o triunfo por 3 a 0. Na reta final do último set, o sérvio chegou a solicitar atendimento médico por causa de aparentes dores no ombro e recebeu massagem de um fisioterapeuta, mas em seguida ele voltou para a quadra e liquidou o jogo com tranquilidade.

DUPLAS - Em outra partida já encerrada nesta terça-feira em Londres, o brasileiro Marcelo Demoliner acabou sendo eliminado nas oitavas de final da chave de duplas masculina. Atuando ao lado do neozelandês Marcus Daniell, ele caiu diante dos irmãos britânicos Ken e Neal Skupski por 3 sets a 1, com 7/6 (7/3), 5/7, 7/6 (9/7) e 6/4. Esse jogo havia sido interrompido ao final da terceira parcial na última segunda-feira, também por falta de luz natural, e foi concluído nesta terça.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06
Assim, os tenistas da casa também impediram um possível duelo brasileiro nas quartas de final, pois terão pela frente nesta fase a dupla formada por Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot, cabeças de chave número 4, que na última segunda derrotaram o romeno Florin Mergea e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi por 3 sets a 2. Melo, por sinal, é agora o único brasileiro ainda vivo em Wimbledon, que anteriormente nas duplas teve as eliminações de Bruno Soares, André Sá, Rogério Dutra Silva e Thomaz Bellucci.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.