/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Cilic bate 'freguês' Querrey de virada e avança pela 1ª vez à final de Wimbledon

O atual sexto colocado do ranking mundial avançou pela primeira vez em sua carreira à decisão do mais importante torneio de tênis em quadras de grama

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Campeão do US Open de 2014, o croata Marin Cilic voltou a se garantir em uma final de torneio de Grand Slam ao vencer o norte-americano Sam Querrey por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 6/7 (6/8), 6/4, 7/6 (7/3) e 7/5, nesta sexta-feira, em Londres, na primeira semifinal da chave masculina de simples em Wimbledon.

Assim, o atual sexto colocado do ranking mundial avançou pela primeira vez em sua carreira à decisão do mais importante torneio de tênis realizado em quadras de grama e agora espera pela definição do seu rival na luta pelo título. Também em partida programada para ser encerrada nesta sexta, o heptacampeão Roger Federer defende favoritismo contra o checo Tomas Berdych na outra semifinal.

Ao se garantir na final, Cilic também aumentou a "freguesia" de Querrey em partidas entre os dois. Essa foi a quinta vitória em cinco jogos contra o tenista dos Estados Unidos, que anteriormente já havia sido superado por duas vezes pelo adversário justamente em Wimbledon, em 2009 e 2012, ano em que ainda caiu diante do croata no Torneio de Queen's, também em piso de grama na capital inglesa. Depois disso, o norte-americano voltaria a ser batido pelo rival no Torneio de Washington de 2015, em quadra dura.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para conquistar esta expressiva e inédita passagem à decisão em Wimbledon, Cilic precisou ir buscar uma virada em um jogo que demorou 2h56min e no qual levou a melhor sobre o surpreendente algoz do britânico Andy Murray, líder do ranking mundial e atual campeão do Grand Slam londrino, nas quartas de final.

DUELO DE SACADORES - Sétimo cabeça de chave em Wimbledon, Cilic travou um duelo de grandes sacadores com Querrey, o atual 28º colocado da ATP. E já no primeiro set eles fizeram valer o grande peso que este fundamento tem em uma quadra de grama ao confirmarem todos os seus serviços sem oferecerem nenhuma chance de quebra. Desta forma, a disputa da parcial inicial foi ao tie-break, no qual o norte-americano chegou a estar perdendo por 4/1, mas depois buscou a virada e fechou em 8/6 para abrir vantagem.

O croata, porém, não se deixou abalar pelo revés no primeiro set e conseguiu começar a pressionar o saque de Querrey no segundo. Ele converteu um de quatro break points cedidos pelo norte-americano na parcial e voltou a confirmar todos os serviços para aplicar o 6/4 que empatou a partida.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na terceira parcial, Cilic teve o seu serviço quebrado pela primeira vez no jogo e viu Querrey ter a chance de abrir vantagem, mas o norte-americano voltou a ser superado por uma vez com o saque na mão e os dois tenistas acabaram forçando a disputa de um novo tie-break. E agora o croata não vacilou como no outro set decidido no desempate ao conquistar o 7/3 que o deixou mais perto da vitória.

No quarta parcial, Querrey chegou a dar a impressão de que poderia levar a partida para um possível quinto set ao conseguir novamente uma quebra de saque primeiro. Mas Cilic se manteve confiante e converteu dois de cinco break points, sendo o último deles no 12º game, para fechar a partida em 7/5 no seu segundo match point.

Após desperdiçar o primeiro match point com um erro não forçado em que acertou a rede, no ponto seguinte ele liquidou o confronto com um belo golpe do fundo de quadra para se classificar para a sua primeira final em Wimbledon, feito comemorado por ele de forma efusiva na "grama sagrada" da quadra central do Grand Slam inglês.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

No fim, Cilic triunfou em uma partida na qual contabilizou 25 aces e 70 winners ao total, contra 13 pontos de saque e 46 bolas vencedoras do norte-americano, que cometeu 26 erros não forçados, cinco a mais do que os 21 somados pelo croata. Este último ainda exibiu um ótimo aproveitamento de 88% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.