/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Seleção feminina de basquete volta a vencer Japão em amistoso visando Rio-2016

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Campinas - A seleção brasileira feminina de basquete voltou a vencer o Japão em amistoso de preparação para a Olimpíada do Rio. Depois de passar pelas japonesas por 70 a 54 na última quinta-feira, a equipe comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa superou as orientais por 87 a 74, no clube Concórdia, em Campinas, que já havia sido palco do confronto entre os dois países no dia anterior.

As pivôs Érika de Souza e Clarissa dos Santos, com 20 pontos cada uma, foram as cestinhas do duelo, sendo que a segunda delas ainda contabilizou um "double-double" ao apanhar dez rebotes. Já a ala Palmira Marçal e a ala-pivô Damiris Dantas marcaram 11 pontos cada uma. Pelo lado das japonesas, Mika Kurihara e Ramu Tokashiki foram as maiores pontuadoras, com 12 cada.

O Japão, por sinal, será o segundo adversário da seleção feminina do Brasil nos Jogos do Rio, em 8 de agosto, dois dias antes da estreia diante da Austrália, medalhista de bronze na Olimpíada de Londres, em 2012.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Foi uma partida amistosa, mas com ritmo de Olimpíada. Não vamos ter jogos fáceis em nenhum momento. Cometemos alguns erros no início, mas o time permaneceu unido e compreendeu que somente juntos é que conseguimos alcançar as vitórias. Foi mais um jogo maravilhoso em que o público compareceu em peso. O pessoal está torcendo, apoiando e empurrando a gente. O caminho é longo, a Olimpíada está aí, falta uma semana para começar a brincadeira e estamos muito focadas", afirmou a pivô Clarissa, em declarações reproduzidas pelo site oficial da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Barbosa, por sua vez, exaltou a importância deste novo amistoso contra as japonesas, que chegaram a terminar o primeiro tempo do duelo perdendo por apenas um ponto (44 a 43). "O jogo foi extremamente importante, pois começamos mal e inseguros. O Japão se impôs, com mais disposição, mas fomos buscar o jogo. Na hora que a adrenalina baixou, começamos a acertar e coordenar mais as jogadas e, com isso, fluiu", analisou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em seguida, o treinador destacou que Palmira, "jogadora de sua confiança, acertou as bolas de três que não vinham caindo", assim como elogiou a boa pontuação atingida pela equipe nacional. "Fizemos 87 pontos, sem a presença da Iziane, contra um time que chuta todas. Se não marcássemos tudo isso, iríamos perder", acredita.

Após este novo confronto com o Japão, a seleção irá chegar à Vila Olímpica no Rio na próxima segunda-feira, antes de fazer os dois últimos amistosos de preparação, contra a Sérvia, na terça, e China, na quarta.

O Brasil integrará o Grupo A da Olimpíada no basquete feminino, que, além de Austrália e Japão, contará também com Bielo-Rússia, França e Turquia.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.