/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Brasil fica fora do pódio na última prova do atletismo no Pan

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Toronto - O atletismo brasileiro se despediu dos Jogos Pan-Americanos de Toronto sem medalhas neste domingo. Cláudio dos Santos ficou com o oitavo e último lugar na marcha atlética de 50 quilômetros, com o tempo de 4h18min08, enquanto Jonathan Riekmann abandonou a prova após quase três horas.

O resultado é um reflexo da dificuldade dos atletas no dia a dia. Morador de Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, Cláudio não tem "uma vida plena de atleta". O seu sustento é garantido como cabeleireiro do salão "Charme e Beleza", onde trabalha com a mulher Jucilene. Os treinos são condicionados aos horários de movimento do próprio negócio.

"A parte da tarde é o período que corto mais cabelo, então, saio para treinar 14h30, 13h para chegar mais cedo para não perder tanto trabalho", explica o atleta, que pratica a marcha atlética pelas estradas federais brasileiras.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Acostumado com o calor, Cláudio sentiu dificuldade no percurso em Toronto e projeta que, sem fisioterapia, levará cerca de um mês para se recuperar das dores no quadril.

Apesar disso, ele ficou satisfeito por tem concluído o desafio. "Tive um ano um pouco difícil, não dava para ir com os caras, saí no meu ritmo e consegui completar a prova. Fiz uma marca regular e ano que vem vou tentar fazer o índice da Olimpíada", afirma.

Já Jonathan, de Blumenau (SC), sentiu o desgaste físico e desistiu na marca dos 35 quilômetros. "Fiz um ritmo mais forte do que a tática prevista. Acabei me empolgando no começo, vi que os líderes estavam a 150 metros na frente e acabei gostando da prova. No começo estava fácil, mas engana. Deveria ter tido um pouco mais de sangue-frio, ter ficado mais no ritmo, no relógio", lamenta.

O equatoriano Andres Chocho completou a prova em 3h50min13 e conquistou a medalha de ouro. Já Erick Barrondo, da Guatemala, ficou com prata (3h55min57) e Horacio Nava, do México, faturou o bronze (3h57min28). O medalhista de ouro é marido da brasileira Érika de Sena, que conquistou a prata na marcha atlética de 20km no Pan.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Recordista brasileiro nos 50km da marcha atlética, Mário José dos Santos Júnior, não foi ao Pan, pois preferiu se concentrar na preparação para o Mundial de Atletismo. O tempo do seu recorde, nacional, 3h55min36, obtido em Dudince, na Eslováquia, em março deste ano, lhe daria a prata em Toronto.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.