/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Técnico José Neto deixa comando da seleção brasileira feminina de basquete

Pelas redes sociais, Neto atribuiu sua decisão à saída do preparador físico da equipe, Diego Falcão, no sábado passado.

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: CBB
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O técnico José Neto deixou o comando da seleção brasileira feminina de basquete. A saída foi anunciada nesta quinta-feira (27), em comunicado da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que não revelou mais detalhes sobre a demissão.

Pelas redes sociais, Neto atribuiu sua decisão à saída do preparador físico da equipe, Diego Falcão, no sábado passado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"A Confederação Brasileira de Basketball informa que nesta quinta, 27 de junho, recebeu do treinador José Neto o seu pedido de desligamento do projeto da Seleção feminina adulta de basquete. E que aceitou a solicitação de encerramento da parceria. A Basquete Brasil agradece ao técnico pelo seu trabalho nesses anos e deseja boa sorte na sequência da sua carreira profissional", informou a CBB.

A confederação prometeu que definirá o novo treinador "dentro do planejamento da diretoria" a tempo da disputa do torneio classificatório ao Mundial da Alemanha, que será realizado em 2026. O qualificatório será disputado em agosto deste ano.

Em mensagem nas redes sociais, José Neto relacionou sua saída à demissão de Falcão, preparador físico que entrou na seleção junto com o treinador, em maio de 2019.

"Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador físico da seleção brasileira feminina de basquetebol Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador; também seguindo os princípios e valores da minha fé, da qual devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da seleção brasileira feminina de basquete."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na mensagem, Neto se refere ao motivo da saída do preparador físico. Falcão gerou polêmica entre as jogadoras da seleção ao se posicionar nas redes sociais sobre o projeto de lei que equipara o aborto feito com 22 ou mais semanas de gestação ao homicídio. Ele disse ser contra o aborto, o que teria gerado repercussão negativa na seleção.

Em sua despedida, José Neto também fez menção à questão polêmica. "Termino com uma frase que sempre usei em nossa trajetória: 'Na vida não existe prêmio e não existe castigo. O que existe é consequência! O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória!'. Que Deus abençoe imensamente cada um de vocês!! Vamos em frente!!!".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No comando da seleção desde 2019, o treinador levou a seleção feminina ao bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, levantou o troféu da AmeriCup e do sul-americano. No entanto, decepcionou nas competições qualificatórias para a Olimpíada de Tóquio, disputada em 2021, e para os Jogos de Paris-2024.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.