Curiosidades dos finalistas da Copa Vitória das Comunidades
Decisão que acontece no próximo domingo tem time que já foi campeão e está invicto contra equipe que chega à sua terceira final seguida
De um lado, um time que já foi campeão e que está invicto. Do outro, uma equipe que chega à sua terceira final consecutiva. Não há dúvidas de que a final da 41ª edição da Copa Vitória das Comunidades tem tudo para ser histórica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A decisão acontece no próximo domingo (30), às 10 horas, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, em Vitória. O jogo terá transmissão ao vivo pela TV Vitória e pelo canal de YouTube do Folha Vitória.
"TIME FAMÍLIA" ESTÁ INVICTO
O primeiro time a garantir vaga na final foi o Bavi
Chamar o grupo de jogadores de "família" costuma ser normal nas equipes. No caso do Bavi, entretanto, a expressão é levada ao pé da letra pelo irmãos William e Júnior. O primeiro é auxiliar técnico da equipe, enquanto o outro veste a camisa 20 e defende as cores dentro de campo.
"A relação é de respeito e muito futebol. É Bavi na veia", conta William Reis, que garante que não alivia nas broncas ao irmão se for necessário: "Dentro de casa, ele nem olha pra mim (risos)."
Os irmãos são unânimes em apontar outro fator diferencial do Bavi: a torcida. Na semifinal de terça-feira, quando o time venceu o Balneário por 2 a 0, a galera da comunidade fez muito barulho para apoiar a equipe.
"Sem a torcida, a gente não iria pra frente", afirmou Júnior.
TRÊS FINAIS SEGUIDAS
O Bavi chega invicto e cheio de moral para a final da Copa Vitória das Comunidades. Mas o Galáticos de Sábado não fica pra trás.
Atual campeão da competição, o time de Santo Antônio chega à sua terceira final consecutiva. Perdeu em 2022 para o Jabour, venceu o Grêmio do Forte no ano passado e, agora, defende o título contra o Bavi.
Tudo isso com um detalhe: a reunião semanal da equipe acontece na quadra de areia do bairro. Ou seja, os jogadores "treinam" na areia e competem na grama sintética ou natural.
Seja qual for o piso, certo é que o Galáticos de Sábado tem mostrado que faz jus ao nome, escolhido com inspiração nos "Galácticos do Real Madrid", equipe histórica do clube espanhol com craques como Ronaldo Fenômeno, Zidane, Figo, Raul, Beckham, entre outros.
A campanha na atual edição começou com derrota para o Jabour por 1 a 0 no primeiro jogo da competição. De lá pra cá, porém, foram quatro vitórias consecutivas, sequência que valeu a vaga na final. O Galáticos marcou 13 gols e sofreu cinco.
"Alcançamos o nosso objetivo, conseguimos chegar a mais uma final. Agora vamos em busca do objetivo maior, que é o título", contou Dudu, que fez o primeiro gol na vitória por 2 a 0 sobre o Trevo na semifinal.
A derrota na estreia diante do Jabour virou combustível para a equipe.
"Falaram até que a gente seria rebaixado por causa daquele derrota. Mas nosso time se uniu mais ainda, voltamos mais fortes. Conseguimos as vitórias e agora estamos na final mais uma vez", completou Dudu.
VEJA AS CAMPANHAS DOS FINALISTAS
BAVI
Fase de grupos
Bavi 3 x 3 Comercial
Bavi 2 x 1 Trevo
Bavi 1 x 0 Estrela
Quartas de final
Bavi 2 x 2 Central City
Semifinal
Bavi 2 x 0 Balneário
GALÁTICOS
Fase de grupos
Galáticos 0 x 1 Jabour
Galáticos 6 x 2 Criadagem
Galáticos 3 x 1 Caçador
Quartas de final
Galáticos 2 x 1 Grêmio do Forte
Semifinal
Galáticos 2 x 0 Trevo
LEIA TAMBÉM: Mulherada faz história na Copa Vitória das Comunidades
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
FINAIS
DOMINGO (30) / Estádio Salvador Costa
7H30 — Final feminina: Estadual FC x MDE
10h00 — Final masculina: Bavi x Galáticos