Copa Vitória das Comunidades

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Clássico da Grande Santo Antônio na Copa Vitória das Comunidades

Galáticos de Sábado e Trevo, times vizinhos na Grande Santo Antônio, fazem uma das semifinais da Copa Vitória das Comunidades, nesta terça-feira, na Curva da Jurema

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: PMV
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Eles são vizinhos e vários jogadores de um lado já vestiram a camisa do outro. Na noite desta terça-feira (25), porém, as amizades ficam de lado e o que vale é defender com força total a camisa atual que vestem na Copa Vitória das Comunidades.

É em clima de "clássico da Grande Santo Antônio" que Galáticos de Sábado e Trevo fazem uma das semifinais da competição, às 20h45, no campo da Curva da Jurema. Antes, às 19h15, a bola rola para Bavi x Balneário, na outra semifinal.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Atual campeão, o Galáticos de Sábado é formado por jogadores da região de Santo Antônio, que se juntam aos sábados para a tradicional pelada na quadra de areia do bairro. Já o Trevo, de Caratoíra, também tem em seu elenco jogadores da região. O time "fechou as portas" após a pandemia de Covid-19, mas voltou com tudo, subindo da 2ª Divisão do ano passado para a 1ª Divisão este ano e já chegando à semifinal.

Como são vizinhos, os jogadores se conhecem, são amigos e vários de um lado já jogaram pela outra equipe.

COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES

SEMIFINAIS
TERÇA-FEIRA (25) / Campo da Curva da Jurema
19h30 — Balneário x Bavi
20h45 — Galáticos x Trevo

LEIA TAMBÉM: Serra goleia fora de casa e fica mais perto da classificação na Série D

DE PATINHO FEIO A SEMIFINALISTA

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Desde quando passamos pra semifinal, já tá rolando a resenha!", brinca Paulo, jogador do Trevo, mas que no ano passado levantou o troféu de campeão pelo Galáticos de Sábado.

"Eu era do Trevo, mas o time ficou um tempo sem disputar e eu fui para o Galáticos, pois jogo a pelada de sábado lá também na areia. Quando eles resolveram jogar o campeonato de campo, eu fui, pois tenho só amizades lá também. Mas com o Trevo voltando, eu voltei também. Já era o time que eu jogava desde a fundação", explica.

Foto: Divulgação/Trevo

Uma das quatro equipes que subiram da 2ª Divisão para a 1ª Divisão este ano — junto com Criadagem, Balneário e Estrela —, o Trevo avançou como vice-líder do Grupo C e, nas quartas de final, eliminou o Unidos de Maria Ortiz com vitória por 1 a 0. Agora, mira ainda mais alto.

"O 'patinho feio' do campeonato era a gente, o time acabou de subir da 2ª Divisão. Mas é lógico que a gente quer mais. Já chegamos à semifinal, é jogo único e tudo pode acontecer. É um jogo que movimenta o bairro e a rivalidade", completou Paulo.

LEIA TAMBÉM: Mulherada faz história na Copa Vitória das Comunidades

GALÁTICOS TEM A PRESSÃO DE DEFENDER O TÍTULO

Passar pela semifinal e decidir a Copa Vitória das Comunidades não é novidade para o Galáticos, que no ano passado conquistou o título nos pênaltis, depois do empate em 1 a 1 com o Grêmio do Forte.

Para voltar à decisão, porém, é preciso vencer o "clássico da Grande Santo Antônio".

"Tem jogadores do Galáticos que já atuaram pelo Trevo, assim como tem jogadores do Trevo que já atuaram pelo Galáticos. Mas agora é hora de esquecer o passado e cada um defender as cores do time que está jogando. A promessa é de um grande jogo", acredita o lateral Davi, do Galáticos.
Foto: Gabriel Cavalini
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Como os time se conhecem bastante, é difícil criar atalhos ou armadilhas para o outro lado. Ainda assim, o atual campeão esbanja confiança.

"É ir para o jogo e fazer o que a gente sabe. Respeitamos o adversário, mas vamos fazer o nosso para buscar a vitória e a classificação para a final. Temos amigos lá, mas a partir do momento em que a bola rola, a amizade a gente deixa pra fora de campo. 

Treinador do Galáticos, Celso Roncatto espera uma semifinal difícil.

"Favorito não tem, pois respeitamos as quatro equipes semifinalistas. Nosso time pode estar um passo a frente por ser o atual campeão, mas o Trevo é um time complicado. Nunca jogamos contra eles, mas é um clássico da região. Vai ser um jogo duro e pegado".

Ainda assim, ele demonstra muita confiança na classificação: "Quando perdemos para o Jabou (na primeira rodada), eu falei para as equipes apreciarem a nossa derrota sem moderação, porque todos os próximos adversários iriam sofrer com a nossa melhor versão. Terça-feira tem mais um pelo caminho e vou botar o time pra fazer eles sofrerem do início ao fim. Quem entrar no nosso caminho vai sofrer", prometeu Roncatto.

TRANSMISSÃO PELA TV VITÓRIA E PREMIAÇÃO DE R$ 10 MIL

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A final da Copa Vitória das Comunidades acontece no próximo domingo (30), no estádio Salvador Costa, o estádio do Vitória Futebol Clube, em Bento Ferreira, em Vitória.

Primeiro, às 7 horas, jogam Estadual FC x MDE, na decisão feminina que vai reeditar a final do ano passado, vencida nos pênaltis pelo Estadual. Na sequência, será a vez da final masculina, que terá transmissão ao vivo pela TV Vitória e pelo YouTube do Folha Vitória.

Além da disputa pelo troféu de campeão, as equipes do torneio feminino e masculino estão de olho na premiação da competição. Este ano, o campeão vai levar pra sua comunidade um prêmio de R$ 10 mil. O valor é o mesmo para mulheres e homens.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.