Fluminense supera Red Bull Bragantino e põe fim a jejum de cinco jogos sem vitórias
Com o triunfo, o Tricolor subiu para os 16 pontos, se aproximando dos mais bem colocados. Já os paulistas aparecem na modesta 11ª colocação, com 13 pontos
Depois de cinco jogos sem vencer, sendo quatro derrotas seguidas e eliminação na Copa do Brasil para o rival Flamengo, o Fluminense se reencontrou com as vitórias nesta temporada.
Na tarde deste domingo, o time comandado por Fernando Diniz não demonstrou aquele futebol que o colocou como grande favorito nas competições, mas conseguiu vencer o Red Bull Bragantino por 2 a 1, no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo, o Fluminense subiu para os 16 pontos, se aproximando dos melhores. Já o Red Bull Bragantino aparece na modesta 11ª colocação, com 13 pontos.
Há cinco jogos sem vencer e devendo o futebol que colocou o Fluminense como um dos postulantes ao título na temporada, o time de Fernando Diniz começou tenso. Com menos de 10 minutos, o meia Ganso e o zagueiro Nino já estavam pendurados com cartão amarelo por reclamação.
O Bragantino era melhor no duelo, atacando principalmente pelos lados do campo. Buscando sair do domínio adversário, o time carioca estava esperando um contra-ataque para tranquilizar a sua torcida.
E a esperada jogada aconteceu aos 26 minutos. Arias recebeu de Cano, avançou livre pela direita e cruzou para Ganso abrir o placar, fazendo o Fluminense balançar as redes após cinco jogos em branco. Curiosamente, o último gol havia sido anotado por Ganso, contra o Cuiabá.
Aproveitando o bom momento, o Fluminense começou a se impor e ampliou o marcador, ainda na primeira etapa, aos 36. Em jogada ensaiada, Ganso cobrou o escanteio rasteiro para Lima. O meia finalizou de primeira, na trave, e a bola sobrou nos pés de Felipe Melo, que completou para o gol, decretando a vitória parcial dos donos da casa: 2 a 0.
Na volta do intervalo, o Fluminense retornou desligado. Sem conseguir sair em velocidade, viu o Bragantino diminuir o marcador, aos oito. Em bela troca de passes, a bola chegou em Thiago Borbas, que bateu no contrapé do goleiro Fábio. O jogo manteve o mesmo panorama do começo da primeira etapa. O visitante empurrava o Fluminense no campo de defesa, que por sua vez, atacava em velocidade. Lelê recebeu em profundidade, entrou na área, fintou a marcação e Cleiton defendeu com o pé.
Na reta final, Fernando Diniz fechou o seu time. Reforçando o sistema defensivo, o Fluminense ficou no campo de defesa e o jogo ficou amarrado. Sem conseguir atacar, o time sofreu com as investidas do time paulista. Pelo lados do campo, o Red Bull Bragantino abusou de bolas levantadas na área, mas tanto Sasha, quanto Lucas Evangelista perderam o tempo da bola e não conseguiram finalizar.
Nos acréscimos, quase Fábio faz uma lambança, ao sair jogando com os pés com Manoel. O zagueiro foi desarmado e Henry Mosquera acertou a rede, mas pelo lado de fora. Um alívio para a torcida do Fluminense, que assistiu o time segurar a bola no ataque até o apito final.
Na próxima rodada, o Fluminense visita o Goiás, na Serrinha, no domingo, às 18h30. No sábado, o Red Bull Bragantino segue como visitante ao enfrentar o Atlético-MG, às 18h30, no Mineirão. No meio de semana a dupla tem compromissos com as competições continentais. Na quarta-feira, o Fluminense vai à Argentina encarar o River Plate, podendo garantir a classificação para as oitavas da Libertadores. Já o Red Bull Bragantino também vai à Argentina, porém, contra o Estudiantes, podendo encaminhar sua classificação na Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 1 RED BULL BRAGANTINO
FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Nino (David Braz), Felipe Melo (Manoel) e Guga; André, Martinelli, Arias, Lima (Thiago Santos) e Ganso (Lelê); Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.
RED BULL BRAGANTINO - Cleiton; Andrés Hurtado, Realpe, Luan Patrick (Eduardo Santos) e Juninho Capixaba (Guilherme Lopes); Matheus Fernandes (Thiago Borbas), Lucas Evangelista e Eric Ramires (Jadsom Silva); Helinho (Henry Mosquera), Vitinho e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
GOLS - Ganso, aos 26, e Felipe Melo, aos 33 minutos do primeiro tempo; Thiago Borbas, aos oito do segundo.
ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
CARTÕES AMARELOS - Nino, Samuel Xavier, Felipe Melo, Lima e Ganso (Fluminense); Luan Patrick e Matheus Fernandes (Red Bull Bragantino).
RENDA - R$ 1.073.296,00.
PÚBLICO - 25.540 pagantes (27.228 presentes).
LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).