/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Apostas de Milton Mendes funcionam e Vasco derrota o Avaí em São Januário

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Faltaram luz e bom futebol neste sábado. Mas, com um gol de Yago Pikachu, aproveitando grande jogada de Nenê, o Vasco derrotou o Avaí por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, e consagrou as escolhas do técnico Milton Mendes, que havia apostado na escalação dos dois jogadores para o duelo.

O resultado deste sábado deixou os vascaínos com 12 pontos - todos conquistados em casa - e provisoriamente na sexta colocação. Já o Avaí segue com apenas cinco pontos e amarga a lanterna da tabela de classificação.

As duas equipes voltam a atuar pelo Brasileirão na quarta-feira: o Vasco faz o clássico com o Botafogo, no Engenhão, enquanto o time catarinense recebe o Fluminense na Ressacada, em Florianópolis.

Depois de perder para a Chapecoense na última rodada, Milton Mendes tinha um trunfo para este sábado: o retorno de Luis Fabiano, que tem sido poupado em jogos fora de casa. O treinador também manteve Nenê, que entrara justamente no lugar do atacante, e escalou Yago Pikachu como titular. Já o Avaí teve o retorno do meia Marquinhos, após cumprir suspensão, mas não pôde contar com Betão e Luan pela mesma razão. Airton e Judson ganharam o posto.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os dois times entraram em campo buscando se reabilitar após perderem na última rodada. O ritmo inicial do duelo, contudo, foi moroso. Praticamente nada foi criado até os 13 minutos, quando houve uma queda de energia e as luzes se apagaram em São Januário.

O clima, então, finalmente esquentou no estádio, mas por razões alheias ao campo: após a torcida cantar "Fora, Eurico", a polícia invadiu as arquibancadas e avançou contra alguns manifestantes que estão descontentes com a gestão do presidente Eurico Miranda no clube.

Foram quase 30 minutos de paralisação. E, pouco depois de o duelo recomeçar, na primeira chance criada pelo Vasco, Milton Mendes viu sua aposta dar certo: Nenê fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro para Pikachu abrir o placar.

Mesmo em desvantagem e com alguns experientes jogadores em sua formação, como Marquinhos e Juan, o Avaí seguiu com a mesma apatia após sofrer o gol. Sua primeira chegada foi apenas aos 36 minutos, em fraco chute de Romulo defendido por Martín Silva.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Apagado na partida, Luis Fabiano teve uma boa chance pouco depois, aos 39, mas cabeceou para fora. A resposta de Juan veio no minuto seguinte: após receber passe na entrada da área, ele bateu colocado e exigiu boa defesa de Martín Silva.

Se o primeiro tempo era lento, o ritmo quase parou na etapa final. O Vasco, satisfeito com o resultado, passou a administrar e a controlar a posse de bola, trocando passes laterais e sem tentar jogadas verticais. Somente aos 25 foi chegar com algum perigo, em chute de Henrique tranquilamente defendido por Kozlinski.

E o Avaí, sem criatividade e força ofensiva, até tentou pressionar nos minutos finais. Mas, com certa tranquilidade, o Vasco segurou o placar, reabilitou-se no campeonato e subiu algumas importantes posições na tabela.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 1 X 0 AVAÍ

VASCO - Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean (Wellington), Douglas, Yago Pikachu (Manga Escobar), Mateus Vital (Andrezinho) e Nenê; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

AVAÍ - Maurício Kozlinski; Leandro Silva, Gustavo, Airton e Capa; Judson, Wellington Simião (Pedro Castro), Marquinhos (Lourenço) e Juan; Romulo e Diego Tavares (Willians). Técnico: Claudinei Oliveira.

GOL - Yago Pikachu, aos 19 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Rafael Traci - PR (CBF).

CARTÕES AMARELOS - Evander (do banco), Paulão, Nenê e Mateus Vital (Vasco); Juan (Avaí).

RENDA - R$ 299.330.

PÚBLICO - 9.966 pagantes (10.993 presentes).

LOCAL - São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.