/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

'A melhor parte de mim se foi', diz George Foreman após morte de Muhammad Ali

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Nova York - Ser considerado o melhor de todos os tempos em uma modalidade repleta de ídolos e lendas como o boxe não é para qualquer um. Muhammad Ali, no entanto, conseguiu ser quase uma unanimidade quando a discussão era o principal pugilista da história. Por isso, sua morte na madrugada de sexta-feira para sábado, vítima de complicações respiratórias ocasionadas pelo Mal de Parkinson, foi lamentada por todos no esporte.

Até mesmo os antigos rivais apareceram para exaltar a história de Ali. George Foreman foi um dos seus maiores adversários, derrotado por ele naquela que ficou conhecida como "a luta do século", no Zaire, em 1974. Após o fim da carreira de ambos, os dois boxeadores sempre se manifestaram sobre como a qualidade do outro gerava evolução no outro. E talvez tenha partido de Foreman a homenagem mais bonita a Ali.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Ali, (Joe) Frazier e Foreman... Nós formávamos um só homem. Uma parte de mim foi embora, a melhor parte", escreveu o ex-boxeador em sua página no Twitter, lembrando também de outro grande rival, Joe Frazier, morto em 2011. "Eu o conheci e o amei. A toda sua família, meu coração está com vocês. Muhammad Ali foi um grande homem, que nunca morrerá."

Muhammad Ali fez mais de 60 lutas profissionais em sua vitoriosa carreira e as derrotas podem ser contadas nos dedos de uma mão. Com uma técnica impecável e uma resistência fora do comum, ele tornou-se uma lenda no mundo do boxe. Não só pelo seu talento em cima do ringue, mas também por uma postura política que não era comum em atletas de grande expressão.

O sucesso nos ringues e a personalidade marcante fora dele fizeram de Ali o ídolo de uma multidão nos Estados Unidos e no mundo. Boa parte dos boxeadores que vieram após ele, aliás, o têm como grande exemplo. Caso de Mike Tyson, que também se manifestou neste sábado. "Deus veio para encontrar seu campeão. Até mais, gigante", escreveu nas redes sociais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ídolo mais recente do boxe nos Estados Unidos, Floyd Mayweather Jr. também manifestou sua adoração por Ali. "Hoje meu coração vai para um pioneiro, uma verdadeira lenda e um herói por tudo que significa! Não houve um dia que entrei no ginásio que não pensei em você. Seu carisma, seu charme e sua classe foram elementos que sentiremos falta. Você me inspirou imensamente em minha jornada no boxe, e palavras não podem expressar o quão grande você foi como pessoa! Obrigado por tudo que fez pelos negros na América, no mundo do esporte e entretenimento e pelo legado que deixou."

Mesmo longe dos Estados Unidos, Ali deixou seu legado e se transformou em ídolo de futuros boxeadores, como Manny Pacquiao. "Hoje perdemos um gigante. O boxe se beneficiou dos talentos de Muhammad Ali, mas não tanto quanto a humanidade se beneficiou de sua qualidade humana. Nossos corações e preces são para a família Ali. Que Deus os abençoe", escreveu o filipino em seu Twitter.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.